Quinta-Feira 04/09/2025 06:15

Ministro do Trabalho se reunirá com centrais sindicais em MS

Estado - Ações Coletivas - Segmentos Trabalhistas

Foto:PDT

O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias vem a Campo Grande na próxima terça-feira (30) para uma reunião com as centrais sindicais regionais (Força Sindical, CTB, CGTB, CSB e UGT). Entre os assuntos em pauta está o déficit de mais de 200 fiscais do trabalho em Mato Grosso do Sul, o fim do Fator Previdenciário, que reduz em até 40% o valor das aposentadorias e a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

A visita do ministro foi confirmada pela Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul. O encontro, segundo Idelmar da Mota Lima, presidente da entidade, será às 17 horas no auditório do Hotel Grand Park. “Vamos aproveitar a oportunidade para cobrar do ministro um empenho maior do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, na fiscalização de todos os segmentos trabalhistas, principalmente o comércio e a indústria, que lideram no número de denúncias contra abusos cometidos pelas empresas, em detrimento dos direitos dos trabalhadores.

O secretário de relações sindicais da Força Sindical MS, Estevão Rocha, lembrou que há duas semanas, durante um congresso regional da central, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Anizio Tiago, confirmou o problema da falta de fiscais para atuar no Estado. Diante de dezenas de sindicalistas da Capital e interior, ele contou que a superintendência conta com apenas 42 fiscais para atender todo o Estado, quando, segundo ele, seriam necessários pelo menos 264 fiscais para atendimento dessa região.

O presidente regional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Ricardo Martinez Froes, que preside também o Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Particular de Mato Grosso do Sul), disse que a presença do ministro Manoel Dias, em Campo Grande será muito importante para o movimento sindical discutir alguns assuntos e necessidades locais e para reforçar também outras bandeiras nacionais.

“A redução de jornada de 44 para 40 horas semanais é um desses assuntos que precisamos enfatizar para o ministro que é uma medida necessária para aumentarmos a oferta de trabalho e valorizar mais os profissionais”, afirmou Ricardo Froes. Ele explicou que as empresas estão exigindo muitas horas extras de funcionários em todos os setores. São pessoas que já fazem, na sua maioria, 8 horas diárias de trabalho e com as horas extas acabam ficando esgotadas fisicamente e isso, segundo Froes, pode provocar acidentes e outros problemas, de saúde inclusive, na classe trabalhadora.

Adauto Cândido de Almeida, vice-presidente da Força Sindical Regional, também concorda com a necessidade urgente de redução da cara horária de trabalho de 44 para 40 horas semanais. “Dessa forma, os trabalhadores terão mais tempo para se profissionalizarem ou se aperfeiçoarem na profissão”, afirma o sindicalista. Outro benefício da medida, segundo ele, é a possibilidade dos trabalhadores passarem mais tempo com a família. “Não podemos nos esquecer que é preciso fortalecer a família para que tenhamos uma sociedade cada vez melhor. Ao contrário disso são os elevados índices de divórcios e os lamentáveis números de crianças e adolescentes perdidos para as drogas ou para a violência”, afirma.

MS Notícias/RMC

Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, CTB, CGTB, CSB, UGT, Segmentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens