Quinta-Feira 04/09/2025 06:15

Gravado em escutas, deputado de MS nega relações com acusado

Estado - Corrupção - Operação Fratelli

Imagem: G1/MS

Vander Loubet (PT-MS) aparece em gravações da Operação Fratelli.

Empresário Olívio Scamatti foi preso pela Polícia Federal em SP.

O Bom Dia MS teve acesso às escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, da operação policial em São Paulo que prendeu acusados de corrupção e fraude em licitações.

Em uma das gravações, aparece o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) dialogando com o empresário Olívio Scamatti, acusado de chefiar o esquema criminoso.

A reportagem foi exibida nesta segunda-feira (29).

Em nota, o parlamentar informou que conhece o empresário assim como tantos outros empresários, mas que não possui nenhum tipo de relação política ou comercial com ele.

O deputado diz ainda que não está e nunca esteve sob monitoramento e nem sob investigação na Operação Fratelli, e que até o momento não recebeu nenhum tipo de notificação oficial a respeito do caso.

As gravações telefônicas mostram Loubet pedindo ajuda ao empreiteiro Olívio Scamatti.

As escutas foram divulgadas pela primeira vez no dia 25 de abril em reportagem do jornal O Estado de São Paulo.

Vander: Rapaz vê se você resolve, eu tô num desespero.
Scamatti: Ah, mas eu sei.
Vander: Você entende a situação. Você sabe que eu não sou de reclamar, mas, assim, eu tenho me desesperado rapaz. Sabe o negócio lá, que eu já tô até meio empurrando.
Scamatti: Pode deixar, pode deixar. Tá bom?
Vander: Dá uma olhadinha pra mim nisso.
Scamatti: Combinado.

Durante a Operação Fratelli, 13 pessoas, entre políticos e empresários, foram presos temporariamente acusados de participação em um esquema de fraude em licitações em 78 prefeituras do noroeste paulista.

No dia 9 de abril, várias prefeituras da região foram fechadas para que a polícia pudesse cumprir os 160 mandados de busca e apreensão. Todos os envolvidos negam as acusações.

O inquérito policial já acumula 20 mil folhas de documentos de licitações e convênios com indícios de irregularidades.

O empresário Olívio Scamatti, um dos presos na operação, seria o chefe da organização criminosa que ficou conhecida como Máfia do Asfalto.

Veja como foi o início da conversa interceptada pela polícia, entre o deputado federal Vander Loubet e o empresário.

Scamatti: Oi, deputado.
Vander: Tudo bom?
Scamatti: Tudo e o senhor?
Vander: Bem, deixa eu te falar três coisas. O governador daquele estado lá vem aqui, chega hoje à noite e está querendo conversar amanhã de manhã com nós. Se você quiser vir. E mais do que isso, o nosso amigo lá do Rio vai vir aqui também, vai almoçar comigo e eu vou... e aí, se você quiser tentar matar aquele negócio que eu estou precisando resolver com ele, aquilo, sabe. O diretor, lá.
Scamatti: Sei.
Vander: O diretor... o governador vai almoçar comigo, vai ficar até às seis da tarde comigo. Seis, ele volta. Eu queria dar uma prensa, um pouco, naquele negócio lá, sabe.

 

G1/MS/DF

Deputado Vander Loubet, gravações, Empresário Olívio Scamatti, Operação Fratelli

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens