Quinta-Feira 04/09/2025 06:17

Menos de 5% da população de MS está cadastrada para doar medula óssea

Estado - População - Medula Óssea

Foto:Divulgação

Com uma população de quase 2,5 milhões de habitantes, Mato Grosso do Sul ainda é um estado com baixo índice de pessoas cadastradas no banco de doadores voluntários de medula óssea. De acordo com levantamento feito pelo Hemocentro Coordenador (Hemosul), apenas 4,8% da população que se enquadra como possíveis doadores procuraram o banco.

A diretora geral do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), Eliana Dalla Nora fez uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal, durante sessão desta terça-feira (23), para alertar sobre a necessidade de aumentar o número de doadores voluntários no banco do Hemosul. Ela foi convidada pelo vereador Eduardo Romero (PT do B).

O Hemocentro tem campanha permanente para aumentar o número de doadores de medula óssea e agora reforça as ações com o intuito de aumentar as possibilidades de cura para aqueles que estão no aguardo de um doador compatível.

Lucéia Fernandes, responsável pelo programa de captação de medula, destaca que, além de Campo Grande, outras cidades no interior do Estado possuem Hemosul e estão à espera de doadores voluntários de medula óssea. O interior é apontado como grande potencial doador, mas tem despertado pouco interesse. ‘Identificamos aproximadamente 1 milhão de pessoas que se enquadram como doadoras. Precisamos da ajuda de todos para que nossa campanha sensibilize estas pessoas’, apela.

Eliana Dalla Nora revelou que a Hemorrede tem mais de 100 mil pessoas cadastradas e que este ano foram 200 solicitações para verificar compatibilidade. Além disso, mais de 20 doadores foram encaminhados para fora do Brasil. Em 2012 um voluntário de Campo Grande foi para a França doar medula óssea para uma criança de 4 anos.

Em relação a Campo Grande, o Hemocentro identificou que 9,8% da população estão cadastradas como doadora de medula óssea.

Eduardo Romero é doador de medula óssea há mais de uma década e até o momento não foi chamado pela Hemorrede. ‘Já são mais de 10 anos no cadastro do Hemosul e ainda não tive a satisfação de doar medula óssea. Então, imaginem como é extensa a fila de espera dos receptores que tem neste procedimento. Como é importante este ato para salvar a vida de uma criança, um jovem ou um adulto’, frisa.

A vereadora Grazielle Machado (PR) lembrou que quando um paciente é diagnosticado com leucemia ou qualquer outra doença sofre com ele toda a família, os amigos. É um sofrimento a espera da doação que, muitas vezes, não chega. A parlamentar lembrou histórias de luta de familiares que bateram de porta em porta incentivando o voluntariado da doação de medula na esperança de encontrar compatibilidade para salvar um parente.

O vereador Drº Jamal (PR) disse que como médico destaca a importância do voluntariado e por isso apela para que as pessoas que ainda não sejam cadastradas procurem o Hemosul.

O parlamentar Vanderlei Cabeludo (PMDB) revelou que é cadastrado no banco de medula óssea do Hemosul Campo Grande. Para ele, será uma grande satisfação no dia que for chamado para ajudar alguém identificado como compatível. ‘Peço a Deus para que um dia eu seja escolhido’, disse.

O vereador Cazuza (PP) destacou a iniciativa do vereador Eduardo Romero em convidar as representantes do Hemosul. Ele se comprometeu como profissional do rádio a divulgar a campanha.

A chance de encontrar uma medula compatível segundo o Instituto Nacional do Câncer é, em média, de uma em cem mil. Para ser um doador de medula, basta ter entre 18 e 55 anos, bom estado de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). O transplante de medula é indicado para pacientes portadores de doenças que afetam as células sanguíneas como leucemia, e consiste na substituição da medula óssea doente por uma normal. Não há nenhum risco ou restrições médicas para os doadores após o transplante.

O que é medula óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de ser expirado. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Como é o transplante para o doador?

Antes da doação, o doador faz um rigoroso exame clínico incluindo exames complementares para confirmar o seu bom estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita em centro cirúrgico, sob anestesia, e tem duração de aproximadamente duas horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde. (Fonte: Inca).

O Hemocentro fica na Avenida Fernando Côrrea da Costa, n° 1304. O telefone é o (67) 3312-1500.

Midiamax News/RMC

Hemocentro, Voluntários no Banco do Hemosul, Programa de Captação de Medula

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens