Sucroenergética é inaugurada focando a geração de energia através da sustentalbilidade
Estado - Sustentabilidade - Desenvolvimento Econômico
Foto:Rachid Waqued
Focando o completo desenvolvimento econômico através da produção sustentável e na expectativa de geração de mais empregos para o município de Ivinhema, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26) a Usina Adecoagro Vale do Ivinhema. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador André Puccinelli, da secretária de estado de Desenvolvimento Agrário da Produção e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa, do prefeito de Ivinhema, Éder França Lima, além de empresários e líderes executivos do grupo Adecoagro e também da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul.
A nova unidade sucroenergética do grupo Adecoagro dá início às suas atividades com a previsão de moagem de 2 milhões de toneladas de cana em sua primeira fase de implantação. Trata-se da segunda usina do grupo instalada em Mato Grosso do Sul, aonde em sua capacidade completa de produção poderá totalizar, juntamente com a unidade de Angélica, cerca de 10 milhões de toneladas por safra, formando assim um “cluster” em Mato Grosso do Sul tornando a empresa uma das mais competitivas no cenário nacional.
Para o governador André Puccinelli, a nova usina sucroenergética demonstra o potencial do setor em Mato Grosso do Sul e também os resultados dos investimentos que o governo do estado aplicou nos últimos anos priorizando o sucesso da diversidade produtiva e sustentabilidade.
“O setor sucroenergético em Ivinhema é o que podemos chamar de mola propulsora para a economia de um município do Estado através da geração de energia limpa. É uma economia que está completamente alavancada com a definitiva abertura dos trabalhos da Usina Adeacoagro. É necessário destacar que, trata-se de um setor que foi bastante prestigiado pelo Governo em decorrência dos incentivos tributários e fiscais para que pudéssemos ter das 11 usinas no Estado em 2007, chegar às 25 unidades atualmente, o qual pretendo concluir o nosso governo com mais de 30 usinas”, disse o governador.
“A diversificação da matriz econômica se fez agregando inúmeros empregos, diversificando a distribuição de recursos através dos salários e gerando energia e rendendo mais qualidade de vida a quem trabalha e mais tributos ao estado. Com isenção de até 90% de tributos como incentivo, recebendo apenas 10% e se contentando com a geração de empregos. É um setor que vem dinamizando a economia sul mato grossense, que em termos percentuais é um dos cinco estados brasileiros que mais tem aumentado o PIB nos seis últimos anos”, destacou André.
De acordo com o governador, o setor rural detém 25% da economia rural do estado enquanto o setor sucroenergético detém metade deste percentual contra grãos, carne e outros setores menores.
Para o prefeito de Ivinhema, Eder França Lima, o crescimento econômico no município se tornou cada vez mais visível com a chegada de empreendimentos de grande porte, que sem a parceria do Governo do estado, não chegaria aos grandes resultados em pouco espaço de tempo.
“Após as análises técnicas que aprovaram o Vale do Ivinhema como território propício à produção sucroenergética começamos a perceber o crescimento na cidade, principalmente na geração de empregos, evitando assim que o cidadão de Ivinhema buscasse oportunidades em outras cidades. É uma conquista que sem a parceria do Governo do estado não teríamos conseguido este resultado em pouco tempo. O governador André Puccinelli se mostrou categórico ao apoiar a escolha de Ivinhema para receber esta unidade e na liberação de licenças e incentivos para que enfim chegássemos a esta inauguração”, ressaltou o prefeito.
Segundo o gerente sucroalcooleiro da Adecoagro, Marcelo Vieira, Ivinhema apresenta um grande potencial produtivo e a inauguração da nova unidade trará benefícios conjuntos tanto para o grupo empresarial como para o município de Ivinhema.
“Ficamos felizes em ver esta unidade inaugurada, dando a sensação de sonho realizado. A população de Ivinhema poderá presenciar este crescimento, em especial através da grande geração de empregos onde esperamos chegar a mais dois mil novos funcionários com a Usina em completo funcionamento. É um empreendimento que principalmente destaca o apoio do governo estadual com sua política de incentivos fiscais atraindo cada vez mais grupos empresariais para Mato Grosso do Sul”, disse o empresário.
Usina dá início a Abertura Nacional da safra de Cana
A inauguração da Usina Adecoagro Vale do Ivinhema também sela a abertura Nacional da Safra da Cana. A usina foi construída em área ao lado da rodovia MS-141, no Km 10. É a segunda indústria sucroenergética do Grupo Adecoagro e está localizada a apenas 45 km da unidade de Angélica.
Para esta safra Mato Grosso do Sul tem a expectativa de moer 18,3% a mais do que na safra anterior, o equivalente a cerca de 44,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Um índice considerado expressivo e acima da média nacional. Na safra 2012/2013, esse número foi de 37,29 milhões de toneladas. A área cultivada deve crescer em 15%, atingindo 738 mil hectares no Estado. A área de colheita vai passar de 542,8 mil hectares para 626,5 mil ha, um aumento de 15,4% em relação à safra anterior.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito