Quinta-Feira 04/09/2025 08:02

Pesquisa aponta aumento de 91,6% em ataques a bancos em MS

Estado - Pesquisa - Ataques a Bancos

Foto:Fabiano Arruda

Os ataques a bancos em Mato Grosso do Sul aumentaram 91,6% de 2011 para 2012, segundo a 4ª Pesquisa Nacional de Ataques elaborada pela Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contraf-CUT) do ramo financeiro.

Conforme o levantamento, ao todo, foram registradas 12 ocorrências contra instituições bancárias em 2011 contra 23 no ano passado, quase o dobro, o que faz MS ocupar a 20ª posição no país. No último ano, foram cinco assaltos e 18 arrombamentos.

De acordo com a pesquisa, entre os dois anos, houve crescimento de 63,6% no último caso. De 2011 para 2012 o número de arrombamentos ou tentativas saltou de 11 para 18. Já os assaltos ou tentativas subiram de um caso para cinco no período.

Crime preferido

O delegado Alberto Rossi, titular do Grupo Armado de Repressão a Roubos, Assaltos e Sequestros (Garras), afirmou ao G1 nesta quinta-feira (25) que o ataque a caixas eletrônicos é o principal crime escolhido por bandidos não só contra bancos, mas também fora dos estabelecimentos como em supermercados. Em 2013, segundo ele, pelo menos seis casos já foram registrados em todo estado. Apesar disso, ele diz que são mais tentativas do que crimes propriamente concretizados em Mato Grosso do Sul.

Rossi diz que a investigação e a identificação sobre as ocorrências são complexas e mais demoradas. “Geralmente são quadrilhas mais organizadas e a partir do momento que conseguem sucesso [no roubo] começam a atuar com mais quantidade de dinheiro e chegam a agir em cinco ou seis estados diferentes”.

De acordo com o delegado, uma das opções da polícia para avançar nas investigações é se integrar com o banco de dados polícias de outros estados. “Temos um nível de inteligência bem atualizado e com isso podemos fazer uma repressão mais efetiva”.

O titular do Garras chama atenção também para os mecanismos utilizados pelos criminosos nos arrombamentos como explosões, furadeiras e maçaricos. “Eles variam. Em um caso registrado em Ponta Porã, eles [bandidos] estavam com um maçarico e uma furadeira”.

Insegurança

O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância de Transporte de Valores (SEESVIG) de Campo Grande e região, Celso Adriano Gomes, diz que o crescimento dos casos contra estabelecimentos bancários em Mato Grosso do Sul nos últimos anos preocupa a categoria.

“O sentimento é de instabilidade. Somos profissionais, mas não temos equipamentos para garantir nossa segurança e dos cidadãos. Nem todos os bancos cumprem o sistema de planejamento de segurança”, afirma Gomes ao G1. Segundo ele, o sistema de monitoramento por vídeo nos estabelecimentos, por exemplo, ainda é precário.

Ainda conforme o presidente do sindicato, a instalação de caixas eletrônicos precisa adotar mais critérios e evitar alguns locais. “Às vezes [caixas] são instalados em locais inadequados e com más condições de segurança”, explica.

G1 MS/RMC

Ataques a Bancos, Contraf-CUT, Insegurança, SEESVIG, Sistema de Monitoramento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens