Imagem: www.ocorreionews.com.br
Diogo Tita deve renunciar ao mandato de deputado e tomar posse até 5ª.
Vencedores do pleito tiveram diplomas cassados e podem recorrer ao TSE.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) diplomou, nesta segunda-feira (22), Diogo Tita (PPS) e seu vice, Fredson Freitas da Costa (PDT), que terminaram a eleição para prefeito em Paranaíba, em outubro, na segunda colocação.
José Garcia de Freitas, o Zé Braquiária (PDT), e seu vice, Flávio Silveira Cury (PSC), que venceram o pleito, tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral sob suspeita de abuso de poder e autoridade.
Tita, que é deputado estadual, e Fredson foram diplomados em sessão pública na sede do cartório eleitoral no município, a 413 quilômetros de Campo Grande.
O TRE negou dois recursos especiais e duas ações cautelares ingressadas pela chapa de Braquiara para tentar reverter o caso.
As decisões foram publicadas em diário oficial. Agora, cabe recurso apenas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo informações da Câmara Municipal de Paranaíba, a quem compete a posse, a expectativa é que o novo prefeito renuncie ao cargo de deputado estadual nesta terça-feira (23) e seja empossado até a próxima quinta-feira (25).
Zé Braquiara venceu a disputa com 45,84%, mas sua votação foi anulada diante da cassação.
Tita recebeu 38,97% dos votos.
Como o pedetista não venceu a eleição com mais de 50% dos votos, não houve necessidade de convocar nova eleição.
Mudança no legislativo
A ida de Diogo Tita para o comando da prefeitura de Paranaíba vai provocar mais uma mudança na composição da Assembleia Legislativa.
Segundo informações da assessoria da Casa, Osvane Ramos (PTdoB), suplente da coligação “Amor, Trabalho e Fé IV”, deve assumir a cadeira.
Ele recebeu 11.422 votos na eleição de 2010.
É a terceira mudança que o pleito do ano passado provoca no legislativo.
Amarildo Cruz (PT) e Lídio Lopes (PP) assumiram neste ano nos lugares dos prefeitos eleitos de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e de Corumbá, Paulo Duarte (PT).
Fabiano Arruda/G1 MS/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,692 |
Euro | 6,448 |
Franco suíço | 6,887 |
Yuan | 0,783 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito