Quinta-Feira 04/09/2025 20:10

TJ de MS vai implantar dia 19, Circuito de Bem-Estar em Ponta Porã

Estado - Ações Judiciais - Circuito Bem-Estar

Foto: Arquivo MSHoje

Pensando na melhora da qualidade de vida no trabalho do servidor do Poder Judiciário, a administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul lança no dia 19 de abril o Circuito Bem-Estar, na Comarca de Ponta Porã, das 9 às 17 horas, no plenário do Tribunal do Júri do Fórum.

A proposta faz parte do programa Qualidade de Vida e demonstra a preocupação da atual gestão com a saúde de seus colaboradores. De acordo com o presidente do TJMS, Des. Joenildo de Sousa Chaves, os servidores não precisam apenas de aumento de salário.

“Para estar bem no trabalho, o servidor deve ter boa saúde física, mental e financeira. O que vemos hoje são pessoas endividadas, estressadas e cansadas de lidar com situações que podem ser evitadas facilmente: bastam algumas orientações.

Por estas razões, vamos lançar o circuito no interior. Já o fizemos na Capital em 2012 e Ponta Porã será nosso projeto-piloto no interior. Queremos levar esta proposta para outras comarcas e alcançar o maior número possível de servidores e seus familiares”, explicou o presidente.

Propiciar qualidade de vida também no trabalho não é proposta nova da Presidência. Em seu discurso de posse, Joenildo deixou claro que pretendia adotar ações envolvendo a saúde do servidor. “(...)Ao mesmo tempo em que encaro estas responsabilidades, vejo uma grande oportunidade de ser instrumento na execução de um projeto que satisfaz a alma, purifica o espírito e justifica a nossa missão e passagem por este mundo. (...) Entendo que devemos trabalhar de forma compartilhada com os meus colegas, com os juízes e com os servidores. Temos que administrar com um olhar mais amplo”.

Questionado sobre o lançamento da proposta em Ponta Porã, o juiz Mauro Nering Karloh, diretor do Foro, comentou que vê a oportunidade como uma valorização da comarca, que é importante para o Tribunal de Justiça. “Desejamos que este seja somente o pontapé inicial para outras medidas a serem adotadas”.

Na visão do juiz, a implantação do projeto demonstra que a administração deixa de se preocupar somente com o lado material, estrutural e passa a voltar seus olhos para os servidores, suas famílias e os colaboradores.

“Nas conversas que tivemos com os servidores, eles demonstraram bastante interesse no projeto e principalmente que algo desta natureza fosse desenvolvido pelo Tribunal de Justiça. Na verdade, eles ansiavam por uma proposta desta natureza. Era algo que se ressentiam de não ser feito com frequência. Agora, a administração vai suprir esta lacuna”.

Do lançamento do circuito em Ponta Porã devem participar servidores e familiares das comarcas de Ponta Porã e Amambai – ambas da mesma circunscrição – e para a solenidade serão montados diversos stands, abrangendo saúde bucal, física, mental, nutricional, entre outras.

A Cassems disponibilizará um espaço para orientações, aferição de pressão e exame de dosagem da taxa de glicemia. A Escola Judicial de MS (EJUD) e a empresa Vaccini também são colaboradores.

Estão programadas também diversas palestras. A odontóloga Cristina Loiácono falará sobre cuidados com a higiene bucal, a médica Ana Paula Martins dos Santos abordará o tema transtornos mentais e impacto social, com foco em depressão, o auditor do TCU Fernando Silveira Camargo tratará de aspectos da gestão financeira pessoal e a nutricionista do TJMS, Letícia Ferreira da Silveira, fará o monitoramento do Projeto Alimentação Saudável, em que servidores e magistrados são acompanhados em seus hábitos alimentares.

O lançamento está sendo aguardado com ansiedade pelos servidores do interior, que já deixaram clara a disposição de participar do evento, ao lado de seus familiares. Questionado sobre o que acha da proposta, o servidor Alan Ale Abdallah lembrou que há aproximadamente dois anos um servidor da comarca aposentou-se em razão de depressão e atualmente há dois casos de colegas que enfrentam a mesma doença, chegando a ficar longos períodos afastados em licença médica.

“Esta gestão tem nos permitido uma maior aproximação com o presidente do TJMS, basta ver o Fale com o Presidente; e agora essa proposta foi uma surpresa porque não é sempre que temos oportunidades assim. Acho que todos deveriam aproveitar ao máximo o que for disponibilizado”, comentou.

 

Aquidauana News/JE

melhora, qualidade de vida, trabalho do servidor, Poder Judiciário, administração

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens