Quinta-Feira 04/09/2025 13:27

Decretado estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul

Estado - Ecologia e Meio Ambiente - Estado de Emergência Ambiental

Imagem: Dourados Agora

A decisão partiu do Ministério do Meio Ambiente que abrange 19 estados, tendo em vista o período de seca que se aproxima, quando são comuns os focos de incêndios.

Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior número de focos de incêndio.

O Ministério do Meio Ambiente decretou ontem estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul e mais 18 estados, inclusive o Distrito Federal.

O objetivo é previr o período de seca, que se aproxima, quando são mais comuns os focos de incêndio.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor.

Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior número de focos de incêndio.

Conforme estatística de Monitoramento de Queimadas e Incêndios do Ministério do Meio Ambiente, foram registrados em MS, até inicio de abril, 452 focos de incêndio.

Este ano teve uma redução de focos, tendo em vista que em 2012, até o mês de março foram registrados 482 focos.

Todo o ano de 2012 foram 7.546 focos, superando os anos de 2011, 2010, 2009 e 2008, perdendo apenas para 2007, quando foram registrados 7.692 focos.

Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a redução do número de focos no início de 2013 deve-se à intensidade da estiagem que foi menor em relação ao ano anterior.

De acordo com o PrevFogo o período de maior número de ocorrências de focos de incêndios começa em julho e segue nos meses de agosto, setembro e outubro.

BRIGADISTAS

A declaração do estado de emergência ambiental decretada pelo Ministério do Meio Ambiente já prevê a contratação temporária de brigadistas para o controle dos focos de incêndio.

Cada brigadista pode ser contratado por até seis meses, e a lei permite que o Ibama tenha até 2.520 pessoas para a função em todo país.

A medida foi tomada considerando a ameaça que o período seco representa, de acordo com dados históricos, e também o tempo necessário para selecionar e contratar esses brigadistas.

No texto publicado pelo Diário Oficial da União, o Ministério do Meio Ambiente destaca também que as queimadas representam uma das principais fontes de emissão de carbono do Brasil.

Desta forma, o combate aos focos de incêndio representa também o esforço brasileiro para honrar os compromissos internacionais contra a mudança climática.

INCÊNDIOS URBANOS

Mas não são apenas os focos de incêndios que tiram o sono de brigadistas e Corpo de Bombeiros.

O problema se estende na área urbana das cidades e às margens de rodovias.

Em Dourados, por exemplo, no ano passado, o Corpo de Bombeiros recebeu um total de 63 chamadas.

14 ocorrências foram para apagar incêndios em matas e florestas nativas, o restante ocorreu na área urbana, que inclui os terrenos baldios.

O Corpo de Bombeiros faz alertas para esses tipos de ocorrências enfatizando as diversas consequências das queimadas.

Entre elas estão a associação entre a baixa umidade relativa do ar e a fumaça, que predispõe as pessoas às doenças respiratórias. Entre estão a bronquite, rinite, sinusite e até conjuntivite alérgica.

Os mais afetados são as crianças e os idosos.

Além disso, as queimadas prejudicam a visibilidade e podem provocar também acidentes no trânsito e, ainda, ocasionar incêndios em áreas construídas, rede elétrica ou telefônica, entre outras estruturas.

Os incêndios provocam a destruição das plantas, morte de animais e microorganismos, empobrecimento do solo e congestionamento do sistema de saúde, com lotação de hospitais e postos de saúde.

Parte dos incêndios são provocados por pessoas que fazem uso de cigarro.

Para reduzir as queimadas, o Corpo de Bombeiros aconselha evitar queimar vegetação ou lixo, e quem fuma não arremessar pontas de cigarro em locais que podem pegar fogo; instruir as pessoas que estão queimando, bem como amigos, colegas e vizinhos e fazer a capina dos terrenos baldios.

Limpos, sem capim verde ou palha seca e cercado é mais difícil ocorrer um incêndio.

 

Marli Lange/Dourados Agora/DF

Ministério do Meio Ambiente, período de seca, estado de emergência ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens