Vacina contra gripe deve imunizar 456.542 em Mato Grosso do Sul
Estado - Vacinação - Campanha Nacional Contra Gripe
Foto:Divulgação
O Estado de Mato Grosso do Sul começa a vacinar hoje 456.542 pessoas. A Campanha Nacional contra gripe, que vai até dia 26 deste mês, tem como público-alvo gestantes, crianças de seis meses a menores de 2 anos, idosos, profissionais de saúde, doentes crônicos, mulheres em fase de pós-parto até 45 dias e doentes crônicos. O Estado recebeu do Ministério da Saúde algo em torno de 580 mil doses.
A cidade de Dourados está previsto vacinar nesta campanha 44.208 pessoas. A expectativa é que 90% do público-alvo compareça nos postos de saúde para receber a vacina. O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe será dia 20. Nesta data, todas as unidades de Saúde estarão abertas para disponibilizar a vacina aos grupos prioritários.
A Secretaria Municipal de Saúde, que coordena a campanha através do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que Dourados vai seguir os 12 dias de campanha, mas intensificará no Dia D, com postos volantes no distrito de Picadinha, no Shopping Avenida Center e no antigo posto Tipo A, no centro.
Painel
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário.
Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 86,3% da população-alvo.
O índice superou a meta de 80% prevista. Na etapa atual, o público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas.
“A novidade da campanha é que, este ano, fazem parte do público prioritário mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos. A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde porque tem tratamento”, alerta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Segurança
O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.
Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
“A vacina da Influenza tem a imunidade curta, de nove a 12 meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde.
Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contraindicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.
O Progresso/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito