Quinta-Feira 03/07/2025 05:47

Obra de Jirau será retomada na segunda-feira, diz consórcio

Brasil - Desenvolvimento - Usina Hidrelétrica

 

Polícia e Força Nacional foram enviados para garantir integridade dos funcionários na volta ao trabalho, disse em nota a Energia Sustentável do Brasil

As obras da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, paralisadas esta semana por conta de tumultos no canteiro da usina, serão retomadas na próxima segunda-feira, informou na sexta-feira o consórcio Energia Sustentável do Brasil, responsável pelas obras.

"Com a presença da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Militar de Rondônia, que já se encontram no canteiro de obras para garantir a ordem e a integridade dos funcionários na volta ao trabalho, a empresa retomará as suas atividades normais nesta segunda-feira", disse em nota a Energia Sustentável do Brasil.

O tumulto em Jirau gerou também a paralisação, nesta sexta-feira, das obras vizinhas da usina de Santo Antônio.

Em comunicado, o consórcio construtor Santo Antônio Energia informou que a paralisação era preventiva e ocorreu "devido às manifestações ocorridas na usina hidrelétrica Jirau". Não há previsão de retorno das obras.

Somadas, as duas usinas terão potência instalada de 6.450 megawatts (MW), cerca de metade da capacidade da usina de Itaipu, na divisa do Brasil com o Paraguai.

Ainda não se sabe oficialmente o que causou a rebelião, mas suspeita-se de que teria começado na noite de quarta-feira, em Jirau, depois que um operário se desentendeu com o motorista que faz o transporte dos funcionários. Iniciou-se, então, uma onda de violência.

Alojamentos incendiados

O presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, relatou que 70 por cento dos alojamentos da margem direita do rio Madeira foram incendiados.

Segundo Paranhos, o sindicato dos trabalhadores das obras do Madeira não apresentou uma pauta de reivindicações e nega que os tumultos tenham sido causados por questões trabalhistas.

"A grande questão é que a gente teve uma reunião com o sindicato da construção civil e eles dizem que não tem nada a ver com isso. Eles não tinham nenhuma reivindicação", disse Paranhos à Reuters, por telefone.

O executivo afirmou que as causas do tumulto precisam ser investigadas pelas autoridades.

Enquanto isso, cerca de 5.000 operários de Jirau que não têm onde dormir no canteiro nem em Porto Velho foram deslocados para suas cidades de origem, segundo o prefeito da capital de Rondônia, Roberto Sobrinho (PT).

"Outra parte dos trabalhadores deve ficar na margem esquerda do rio (onde os alojamentos não foram queimados)", disse o prefeito.

Sobrinho tem dúvidas se a origem da rebelião foi uma simples briga e teme que possa haver alguma organização por trás do incidente.

"Não acredito que uma briga entre duas pessoas possa ter proporcionado um levante da ordem do que aconteceu por lá. Não é algo espontâneo. Tem pessoas bem organizadas", declarou Sobrinho.

As obras das usinas de Santo Antônio e Jirau empregam mais de 40.000 pessoas em Rondônia e vêm sendo responsáveis por um forte crescimento da economia no Estado.

Os projetos do rio Madeira marcam o início do maior aproveitamento hidrelétrico dos rios amazônicos. A energia, contudo, não ficará na região. O plano do governo é levar a maior parte dessa energia para os centros de consumo na região Sudeste, por meio da construção de um novo sistema de transmissão de 2,3 mil quilômetros.

 

Portal Exame

obras da hidrelétrica de Jirau, Santo Antonio, Rondônia, milhares de empregos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,434
Euro 6,407
Franco suíço 6,856
Yuan 0,758
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens