Quinta-Feira 04/09/2025 06:10

MS: investigação de membros do MPE e orientação crescem 152%

Estado - Ações Públicas - Investigação - MPE

Foto: Campo Grande News

Os procedimentos de fiscalização e orientação quanto às atividades funcionais e às condutas dos membros do Ministério Público do Estado (MPE), incluindo sindicâncias, reclamações e pedidos de providências, tiveram crescimento de 152,63% em dois anos.

Enquanto em 2010 foram instaurados na Corregedoria do MPE 38 procedimentos, em parte ligados a apurações que poderiam gerar punição disciplinar, no ano passado totalizaram 96. Não há, contudo, registro de punições de promotores públicos ou procuradores da instituição, que são cerca de 200 membros no Estado.

Em 2012, das quase uma centena de procedimentos avaliados ou investigados pela Corregedoria do Ministério Público, comandada pelo procurador Mauri Valentim Riciotti, destacaram-se as reclamações em maior quantidade, 38, dos quais 27 foram arquivados e 11 continuaram em andamento neste ano.

Houveram também 15 pedidos de providências, sendo 12 arquivados e três em andamento. Ocorreram ainda 13 inspeções virtuais, sendo, contudo, todas arquivadas. O relatório trouxe ainda cinco sindicâncias, das quais uma foi arquivada, outra suspensa e três ainda estão em andamento.

No ano anterior, 2011, tinham sido instalados 55 procedimentos, sendo 26 reclamações de cidadãos, oito pedidos de providências, oito consultas e duas sindicâncias, entre os principais atos. Em 2010, dos 38 procedimentos, destacaram-se 11 reclamações, 16 pedidos de providências, quatro sindicâncias e quatro consultas.

O corregedor Mauri Riciotti informou que desde que assumiu o cargo, em julho do ano passado, até agora “menos de 10 sindicâncias” foram instauradas pela Corregedoria do Ministério Público do Estado. “O que tem mais são reclamações, porque quando a pessoa noticia a suposta falta disciplinar não está devidamente caracterizado. Então é feita a reclamação. Nós fazemos a apuração e se concluímos que é falta funcional aí vai para a sindicância”, explicou Mauri, informando que no período foram analisadas de 15 a 20 reclamações contra membros do Ministério Público.

Segundo ele, até agora não houve nenhuma punição. Indagado se não teria ocorrido nenhum ato de promotor ou procurador que pudesse ser considerado grave, do ponto de vista da conduta ou atuação ministerial, o corregedor garantiu que “felizmente, não”. E tudo é muito bem fundamentado, conforme Mauri, já que os procedimentos “passam pelo crivo do Conselho Nacional”.

Hoje foram instaladas duas comissões de sindicância, conforme publicação no Diário Oficial do Ministério Público do Estado. Num dos casos o promotor público investigado “em tese, cometeu a infração disciplinar prevista no inciso VI, do artigo 176, da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul”, que refere-se à “acumulação proibida de cargo ou função pública”.

Já o outro é para “apurar conduta imputada a membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, cuja qualificação e fatos constam da Reclamação nº 10/061/CGMP/2012”. Questionado sobre os dois casos, Mauri disse não ter de cabeça dados sobre as ações atribuídas aos dois membros do MPE, observando, porém, que tratam-se de assuntos que são investigados de forma sigilosa.

Indagado sobre os casos mais freqüentes, o corregedor Mauri Ricioti informou que são de pesssoa que reclama que não foram bem atendidas. “Reclamam em geral de caso em andamento ou dizem que o promotor não as teria tratado com urbanidade”, explanou o procurador. Reafirmou que não há “nenhum caso grave”.

Explicou que no caso de confirmação de conduta ou atividade irregular a punição vai desde a advertência até a demissão. “Processo administrativo disciplinar não tem nenhum e só ele poderia recomendar demissão”, afirmou. “Todos que temos são casos de penas leves, que pode levar a advertência e suspensão no máximo”, acrescentou, revelando que, mesmo esses dois tipos de punições disciplinares mais brandas ainda não foram aplicados durante a sua gestão.

Aquidauana News/JE

procedimentos de fiscalização, orientação, atividades funcionais, condutas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens