Quarta-Feira 03/09/2025 06:14

Ministério do Trabalho reconhece dificuldade para fiscalizar em MS

Estado - Trabalho - Dificuldade para Fiscalizar

Foto:Divulgação

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, reconhece que o órgão, que representa o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE em Mato Grosso do Sul, não tem fiscais suficientes no Estado para atender à demanda necessária para garantir que trabalhadores não tenham seus direitos lesados pela classe patronal. Anízio Tiago, superintendente do órgão em MS, disse há pouco no 7º Congresso Regional da Força Sindical MS, que o Estado precisaria, hoje de, no mínimo, 264 fiscais, mas conta com apenas 42.

“Reconhecemos as dificuldades do Ministério do Trabalho e Emprego de promover uma fiscalização ideal junto às empresas, mas infelizmente temos essa deficiência de pessoal”, afirmou o superintendente durante a abertura dos trabalhos do Congresso da Força, que está sendo realizado em Campo Grande, no auditório do Hotel Vale Verde.

Anízio Tiago explicou que o órgão tem um pouco mais de fiscais, mas alguns exercem cargos burocráticos no órgão e que “apenas” 42 estão disponíveis para trabalhar na fiscalização não só na Capital, mas em todos os municípios do Estado.

O Ministério tem sido alvo de duras críticas do movimento sindical local devido à inércia do órgão em atender às inúmeras reclamações de trabalhadores, por intermédio de sindicatos e federações, contra empresas que estariam burlando direitos dos trabalhadores.

A mais recente partiu do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que criticou o órgão há duas semanas por não agir diante de denúncias contra duas lojas que estariam abusando dos direitos dos trabalhadores desde setembro de 2011, quando as primeiras denúncias foram encaminhadas ao órgão. Empregados da Bumerang e da Jet Line estavam sem receber até mesmo rescisões contratuais desde dezembro de 2012.

PRIORIDADES DO MINISTÉRIO – O superintendente do Ministério do Trabalho informou ainda que diante dessa “escassez” de pessoal, o órgão procura priorizar sua atuação nas áreas de maior risco de morte ou invalidez dos empregados. E citou como exemplo as áreas de usinas, construção civil e construção pesada. “Mas temos nos esforçado também para atender outros segmentos como o comércio e serviços”, explicou Anízio Tiago.

A solução para o problema, segundo Anízio, poderia ser resolvido com concurso público. Aliás, essa medida já foi tomada pelo Governo Federal, que só falta definir a data do concurso para lança-lo. Entretanto, o superintendente já adiantou que essa medida não vai resolver de vez o problema da falta de mão de obra em Mato Grosso do Sul, pois o número de fiscais que serão destinados ao Estado está bem longe do ideal. “Ajuda, mas não resolve”, afirmou Anízio.

CONGRESSO – O 7º Congresso da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul está sendo presidido por Geraldino dos Santos, secretário de Relações Sindicais da Força Sindical Nacional. Presentes também ao encontro, Marcelo Naglis, presidente da Fundacentro; Idelmar da Mota Lima, presidente da Força MS e presidente da Fetracom/MS; Ricardo Martinez Froes, presidente da CTB/MS; José Lucas da Silva, representante da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB/MS; Estevão Rocha dos Santos, Adauto Cândido de Almeida e Hélio Amâncio Pinto, membros da diretoria da Força MS e sindicalistas da Capital e interior de Mato Grosso do Sul e até do Estado vizinho, Mato Grosso. Os trabalhos continuam no período da tarde e termina às 15 horas.

Fatima News/RMC

Ministério do Trabalho, 7º Congresso Regional da Força Sindical MS, SECCG

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens