Sexta-Feira 22/08/2025 16:14

MPF ajuíza ação para que Corumbá receba unidade da DPU

Ação Social - Unidade da DPU

Foto:

Em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação na Justiça para que seja instalada unidade da Defensoria Pública da União (DPU) no município de Corumbá, cidade ao norte do estado. A região, apesar da alta incidência de crimes federais - ocasionados especialmente pela fronteira com a Bolívia -, não conta com assistência judiciária integral e gratuita aos cidadãos de baixa renda.

Na ação ajuizada, o MPF pede, liminarmente, que sejam determinados pelo menos dois defensores públicos federais para o município, além de estrutura administrativa e pessoal de apoio. Caso a nomeação não seja realizada, o Ministério Público requer que as demandas da 1º Vara Federal de Corumbá sejam atendidas por defensores lotados no estado e que o município tenha prioridade na destinação de vagas do próximo concurso público.

Segundo o órgão ministerial, ter acesso gratuito ao Judiciário é um direito fundamental de todo cidadão, consagrado na Constituição e que não pode se limitar às capitais ou grandes centros. “A atuação da DPU deveria ser integral, presente em todo o território nacional devido à sua essencialidade. Ainda que esforços sobre-humanos sejam desempenhados pela defensoria para, dentro de suas possibilidades, executar de modo satisfatório as atribuições que possui, a omissão da Administração Pública em prestar a devida atenção a esse serviço essencial tem ultrapassado o limite do aceitável.”

Falta de assistência

Nos últimos 12 anos, apenas 293 vagas para defensor público federal foram criadas em todo país. No Mato Grosso do Sul, somente as cidades de Campo Grande e Dourados contam com unidade da DPU, sendo que a última só foi instalada após outra ação ajuizada pelo MPF.

Corumbá é o terceiro município mais populoso de MS, com 103 mil habitantes, segundo dados do IBGE. Na cidade, a assistência jurídica ao cidadão carente tem sido realizada pelo próprio Poder Judiciário com a nomeação de advogados dativos. Tal atribuição, que deveria ser do Executivo, custa R$ 7.500 mensais à Justiça Federal e os gastos são crescentes.

Em pouco mais de um ano, a solicitação de assistência gratuita aumentou 50%, puxada por elevados índices de crimes transfronteiriços (especialmente tráfico de drogas, contrabando e descaminho) e pela incidência de crimes ambientais cometidos no Rio Paraguai, de águas federais. Mesmo com a demanda evidente, Corumbá ocupa somente a 131ª posição na lista geral de prioridades, de acordo com ofício da DPU.

Na ação, o MPF reforça que a falta do serviço de assistência judiciária gratuita e permanente faz com que conflitos que poderiam ser resolvidos administrativamente, sob a orientação de um defensor público, necessitem serem levados a juízo, “contribuindo para o aumento do já vultoso número de processos que sobrecarregam o Judiciário”.

Questão de Prioridade

A Defensoria Pública é o órgão responsável por defender judicial e extrajudicialmente, de maneira integral e gratuita, pessoas que não tem condições financeiras para contratar um advogado. Por meio dela, os mais necessitados têm garantida a assistência jurídica na defesa de seus interesses, o que assegura a todos os cidadãos o acesso ao Judiciário.

Até junho de 2014, defensores públicos federais, aprovados no último concurso, podem ser nomeados e há ainda a notícia de Projeto de Lei que cria 789 novos cargos, já na fase de sanção presidencial. São dois desses cargos que o MPF pede lotação prioritária em Corumbá.

De acordo com o Ministério Público Federal, “há recursos, o que falta é a disposição em cumprir a Constituição e efetivar a garantia fundamental”. Desde 2001, 3.249 vagas foram criadas para a Advocacia-Geral da União, 1108% a mais que para a DPU no mesmo período. A remuneração de ambos os cargos – defensor e advogado da União – é a mesma, o que diferencia são as atribuições (defender necessitados versus a defesa dos interesses da União) e a prioridade na nomeação.

MPF/RMC

Falta de Assistência, Questão de Prioridade, Defensor Público Federal, MPF, DPU

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,392
Euro 6,314
Franco suíço 6,698
Yuan 0,752
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens