Segunda-Feira 03/11/2025 13:57

Tacuru e Coronel Sapucaia preparam protesto contra demarcação de terras

Estado - Ações Públicas - Demarcação de Terras

Foto: g1.globo.com

Protestos contra a demarcação de terras indígenas continuam na região sul do Estado. Depois que a cidade de Sete Quedas parou no último dia 8 de março quando mais de 300 tratores saíram às ruas, agora chegou a vez das classes produtoras e empresariais de Tacuru e Coronel Sapucaia se manifestarem.

Na próxima sexta-feira, dia 5, haverá carreata seguida de audiência pública na cidade de Tacuru. A concentração está marcada para as 14h, com saída do Posto Trevo. O movimento, organizado pelo Sindicato Rural do município, percorrerá a região central e bairros e será encerrado com a audiência pública na Câmara Municipal, que será coordenada pelos vereadores.

Em Coronel Sapucaia a manifestação deverá ocorrer da mesma forma, porém ainda não está confirmado se haverá carreata. A audiência pública para discutir a demarcação de terras está agendada para as 8h de sábado, dia 6, na Câmara Municipal.

Com a insegurança jurídica na região sul do estado, as terras estão desvalorizadas e muitos produtores estão deixando de trabalhar. Ninguém compra e ninguém consegue vendar fazendas. As cidades, que dependem do agronegócio, também sofrem com o desenvolvimento político-econômico.

Demarcação

O processo de demarcações na região Sul analisa três áreas, as terras indígenas Iguatemi-Pegua I, II e III. Já a Terra Indígena Iguatemi-Pegua I, com por-taria publicada, abrange área de 41,5 mil hectares, o que equivale a 14% do município de Iguatemi. Caso essas novas áreas sejam criadas, abrangerão 5% de Amambai, 25,2% de Paranhos, 28,9% de Tacuru, além de 53,1% de Coronel Sapucaia, em um total de 159,8 mil hectares.

O produtor rural Gilberto Zoller sofre com o impasse. Dos 2,9 mil hectares das suas terras, pelo menos 400 destes é pleiteado pela Funai. Já o produtor Fabiano Milanezi enfrenta uma situação ainda mais crítica. Sua propriedade fica localizada em Iguatemi e a Funai quer transformar a fazenda dele e de outros 11 vizinhos em uma Reserva Indígena de 6 mil hectares. “Eles querem a minha fazenda por completo, que é de 400 hectares”, diz o produtor.

Desde 2003 as terras de Fabiano e de seus vizinhos foram invadidas. Os índios preferem chamar de retomada de terra. “De lá para cá deixei de produzir e a terra tornou-se imprópria”, lamenta o produtor, que calcula prejuízo superior a R$ 10 milhões.

Dourados Agora/JE

protestos, demarcação, terras indígenas, região sul, tratores, classes produtoras

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,360
Euro 6,177
Franco suíço 6,638
Yuan 0,753
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens