Terça-Feira 28/10/2025 16:59

Reeducandos do IPCG recebem capacitação técnica para atuarem como corretor de imóveis

Estado - Educação - Transações Imobiliárias

Foto: agepen.ms.gov.br

Reeducandos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) iniciam nesta semana o curso técnico profissionalizante de Transações Imobiliárias, ministrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus de Campo Grande, por meio de parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Ao término da qualificação, os internos terão registro profissional cadastrado no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).

 

Destinada a 20 custodiados, a capacitação será na modalidade semipresencial, com aulas semanais, no período noturno, na presença de um tutor em sala de aula e transmissão em tempo real por videoconferência dos ensinamentos de professores do Campus do Paraná, com apresentação de três disciplinas por dia. Os alunos também estudarão por meio de apostilas e aulas virtuais.

 

De acordo com o coordenador de Ensino a Distância do IFMS, Jeferson Velasques Rodrigues, o curso terá 1200 horas/aulas, divididas em quatro módulos, com duração de aproximadamente dois anos. Entre outros assuntos, os alunos apreenderão matemática financeira e noções de direito imobiliário.

“Eles serão capacitados para assessorar ações de compra e transferência de imóveis, interpretar projetos e mapas, inscrever imóveis no cadastro de imobiliárias, e tudo o que compete a um corretor de imóveis”, informou o coordenador, durante a solenidade de lançamento da capacitação na última quarta-feira (27). Caso saiam do presídio, os detentos poderão participar das aulas no IFMS.

 

O curso técnico profissionalizante de Transações Imobiliárias tem muita procura na Capital, conforme a coordenadora de Ensino a Distância, Edilene Maria Oliveira, chegando a atingir 1073 inscritos para 40 vagas na capacitação oferecida no instituto. “É um mercado que está muito aquecido em Campo Grande e em todo o Estado; e no caso dos internos, eles não terão muita dificuldade em conseguir trabalhar com isso, pois poderão atuar como autônomos”, frisou.

 

A realização é inédita em presídios de Mato Grosso do Sul e o projeto piloto poderá ser estendido a outras unidades prisionais, segundo o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira. Em discurso, ele destacou a importância da parceria com uma instituição com a credibilidade do Instituto Federal.

“Um curso como esse chegar a esse público [detentos] demonstra o comprometimento do Instituto Federal com essa visão humanizada, que dá oportunidade para eles recomeçarem”, disse.

 

Ronaldo Neopomuceno Alves, 40 anos, é um dos internos selecionados para participar. Ele atendeu a algumas exigências como: ter bom comportamento e possuir ensino médio completo, formação que conquistou na escola instalada no próprio presídio. “O conhecimento é engrandecedor, vou me empenhar bastante nesse curso, dar o meu melhor. Quero fazer disso a minha profissão”, garantiu.

 

Enxergando a participação no curso como “uma grande oportunidade”, Izaelson Júnior Soares de Morais, 28 anos, afirmou que se identifica com a profissão e que com o diploma em mãos será mais fácil atuar no ramo. “Já trabalhei como promotor de vendas e gosto muito desse ramo imobiliário. Estou muito feliz de conseguir essa oportunidade aqui no presídio”, assegurou.

 

Para a realização das aulas, a direção do IPCG preparou um espaço específico. “Estamos sempre buscando proporcionar aos nossos internos oportunidade de qualificação e trabalho, para que eles possam realmente ter condições de serem reinseridos no convívio social, como estabelece a Lei de Execução Penal”, afirmou.

 

Segundo a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, com a realização do curso técnico profissionalizante, o Instituto Penal de Campo Grande garante acesso educacional em várias frentes, servindo de referência para todo o Estado. “Atualmente no IPCG temos desde o oferecimento do ensino básico até o ensino superior, e agora temos também o técnico profissionalizante”, informou.

 

As aulas presenciais acontecerão todas as terças-feiras, entre as 18 e 21 horas.

Brasiluza Neves/Notícias MS/JE

reeducandos, IPCG, curso técnico, Transações Imobiliárias, IFMS, Agepen

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens