Segunda-Feira 03/11/2025 06:31

FAS: Em sua 10ª edição, Festival América do Sul homenageia Rio Paraguai

Estado - Eventos - Festival América do Sul

Foto: Correio de Corumbá

A décima edição do Festival América do Sul, que acontece este ano, vai homenagear o Rio Paraguai, suas histórias e seus personagens com o tema: Venha Navegar no Rio das Artes. O Festival promovido pelo governo do Estado com a parceria da Prefeitura vai falar sobre a trajetória de cinco personagens que marcaram a cultura, música, artesanato, e a literatura em Mato Grosso do Sul.

O 10º Festival América do Sul acontece de 1º a 5 de maio na cidade de Corumbá e vai convidar a todos para navegar em um rio de artes com shows nacionais e internacionais; apresentação de dança, teatro, artes plásticas, cinema, literatura, artesanato, palestras e debates, transformando Corumbá no centro cultural da América do Sul e reunindo representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Homenageados

As homenagens do 10º Festival América do Sul contam histórias de personalidades como João de Arruda Pinheiro, que começou seu trabalho navegando nas águas do rio Paraguai.

Seu grande sonho sempre foi viver exclusivamente da navegação, tendo sua própria embarcação. Este sonho tornou-se realidade e atualmente João transporta passageiros pelo Pantanal e conhece toda a região pantaneira. Sua maior dificuldade foi tirar a carteira marítima. João nunca tinha frequentado uma escola e aprendeu a ler e escrever com sua irmã. Aos 60 anos de idade é contra-mestre fluvial.

Outro homenageado é Wilson de Oliveira. Ele aprendeu a tocar sozinho aos 15 anos. Ainda adolescente começou a dedilhar algumas músicas para tocar na festa do Divino e hoje ele é o sanfoneiro oficial da festa. Para sustentar a família seu Wilson virou caminhoneiro e leva frete para as fazendas da região. Há cinco anos montou o grupo "Alma Chamamezeira" e sempre que tem um tempo livre toca nos bailes. Wilson fez da música sua companhia nas estradas do Pantanal.

A artesã Josefina Alves Ribeiro (in memorian) também será homenageada na 10º edição do Festival América do Sul. Ainda jovem ela aprendeu com a mãe e a avó a tecer tapeçaria, abanicos e outras peças artesanais com fibras naturais, como o aguapé.

Em 1976 a artesã proporcionou a redescoberta do povo Guató graças a um tapete feito de fibra de aguapé, feito no Pro Sol, atual Casa do Artesão. Ela faleceu em 9 de junho de 2012, mas antes ensinou a muitas mulheres toda sua arte, visando sempre a sustentabilidade do artesanato em aguapé, típico dos Guató. Josefina é símbolo da resistência cultural de um povo que já dominou o Pantanal.

Ivone Torres Moraes foi precursora da festa de São Pedro. Sua história com a festa já existe há cerca de 30 anos. A primeira delas foi motivada por um momento de tristeza vivido pela morte de sua irmã.

Um convite dos padres Fortunato e Chico e da irmã Francisca trouxe Ivone para fazer parte da Comunidade Católica de São Pedro, dando início aos trabalhos de reza e solicitação de ajuda, de casa em casa, em nome do santo. Com os recursos arrecadados ela faz uma grande festa em homenagem a São Pedro. A partir de então fica a tradição de que todo o ano seja feita procissão terrestre e fluvial para que São Pedro proteja os pescadores da região.

O escritor e ex-embaixador do Paraguai na França, Rubén Bareiro Saguier, também será homenageado no Festival. Nascido na beira do Rio Paraguai ele traz para a sua obra toda a beleza do rio. A sua literatura traz livros como "El rio ,la vida", A la Víbora de la Mar, Literatura Guaraní del Paraguay, El Séptimo Pétalo del Viento, Ojo por Diente, entre outras.

Notícias MS/JE

décima edição, Festival América do Sul, histórias, personagens, governo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,375
Euro 6,196
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens