Segunda-Feira 03/11/2025 06:28

MS terá nova redução na tarifa de energia a partir de abril

Estado - Energia - Redução na Tarifa de Energia

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciará uma nova redução da tarifa de energia elétrica para Mato Grosso do Sul. O índice será de 6% e vai ser divulgado no início do próximo mês.

O processo da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) está em sua fase final e nesta terça-feira (19), acontece uma reunião na Aneel onde serão apresentadas as últimas considerações antes do anúncio da diretoria colegiada que ocorrerá no dia 2 de abril, em uma reunião pública.

O especialista no setor e consultor dos principais conselhos de consumidores do país, Jenner Ferreira, destaca que “depois de um início de discussões com algumas dificuldades de informações, hoje estamos com uma expectativa de redução média na tarifa em torno de 6%, graças a uma atuação politicamente independente e tecnicamente segura”.

De acordo com Ferreira, o setor elétrico brasileiro está passando por um momento de mudanças decorrentes da Lei 12.783, de 11/01/2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff e que proporcionou uma redução de 18,24% para os consumidores em baixa tensão – residencial, comercial, rural e iluminação pública – atendidos pela Enersul. Entretanto, segundo ele, Mato Grosso do Sul ainda precisa ficar atento, pois há outro processo em curso cujo resultado também afetará a tarifa de energia: a 3ª. Revisão Tarifária Periódica da concessionária, explica Jenner.

“As discussões que ocorrem no ambiente regulado da prestação de serviço de fornecimento de energia elétrica no país se apoiam em questões técnicas que tornam difícil para os leigos a sua compreensão, porem, os consumidores têm se organizado na história recente do setor e hoje começam a se manifestar de forma mais segura do ponto de vista técnico”, ressalta Jenner Ferreira.

O especialista diz que esse amadurecimento permitiu uma participação mais efetiva da sociedade civil organizada com ganhos reais para o consumidor. Exemplo disso, segundo ele, é a participação dos conselhos no processo de Revisão Tarifária do 3º Ciclo.

“Os conselhos atuam questionando números apresentados pela concessionária e cobrando por esclarecimentos que se sustentem tecnicamente, o que mostra pontos obscuros para a própria agência, que alertada, posiciona-se de forma favorável à modicidade tarifária”, destaca o consultor.

É importante salientar que essa possível redução se aplicará aos valores atuais, o que leva a um percentual médio final de cerca 24%, comparando-se à tarifa pré Lei 12.783/13. O consultor lembra que cada modalidade tarifária terá seu próprio índice e que, embora o valor médio esteja hoje no patamar dos 6% de redução, é provável que para o consumidor residencial esse percentual seja um pouco maior e para a indústria, rural e iluminação pública, menor.

“Além da alocação dos custos marginais do setor para cada modalidade, há uma movimentação do regulador em promover o descruzamento tarifário do residencial em favor dos setores rural e iluminação pública, justificando os diferentes índices”, disse Jenner Ferreira.

Ferreira completa ressaltando que o momento que o setor elétrico brasileiro vive hoje é intenso em discussões com reflexos significativos no valor final da tarifa e cabe à sociedade civil organizada o controle social das ações dos agentes para que seja respeitado um dos pilares da regulação: a modicidade tarifária.

RBV News/JE

Aneel, nova redução, tarifa de energia, índice, processo da Enersul, fase final

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,375
Euro 6,196
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens