Domingo 16/06/2024 20:28

Missão brasileira visita setor de óleo e gás da Noruega

Brasil - Negócios - Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás

Intensa cooperação entre pesquisa, indústria e governo, desenvolvimento de uma forte cadeia de fornecedores, internacionalização crescente das empresas e altos investimentos em inovação tecnológica e em bem-estar social.

Essas são as principais lições da Noruega no que se refere ao desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás (P&G), observadas por uma missão brasileira que foi ao país nórdico para conhecer o seu modelo de governança, modelos de negócios e a gestão do fundo com base nesse setor.

Em plena fase de debates sobre a exploração do pré-sal brasileiro e o desenvolvimento da cadeia nacional de fornecedores, a experiência norueguesa chamou a atenção de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Minas e Energia (MME), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Petrobras que visitaram o país.

Em Oslo e Stavanger, o grupo visitou órgãos de governo, associações da indústria e empresas que compõem os clusters industriais ligados ao setor de P&G no país.

“Entre os principais destaques do modelo norueguês de exploração de petróleo estão o envolvimento do Parlamento na discussão sobre o desenvolvimento da indústria, a apropriação da renda do petróleo para a sociedade, a interação entre atores privados e públicos, o apoio estatal à pesquisa e desenvolvimento (por meio de financiamentos e incentivos fiscais) e a criação de um fundo soberano que hoje já registra mais de US$ 600 bilhões”, elenca o coordenador da área de Energia da ABDI e também coordenador executivo da missão, Jorge Boeira.

Com estratégias agressivas de capitalização, fusões, aquisições e identificação de nichos de mercado, várias empresas norueguesas se tornaram players globais no setor de P&G – pelo menos 14 delas já atuam no Brasil.

Por sua vez, o Estado norueguês apoia a formação e a consolidação de clusters industriais especializados, como os dos setores naval, subsea, tecnológico, de serviços de apoio e de engenharia. “Essa cadeia já emprega 250 mil pessoas (cerca de 5% da população do país), sendo 100 mil empregados diretos. E novos clusters estão em desenvolvimento”, diz Boeira.

Cenários diferentes

Apesar do sucesso verificado, o modelo norueguês para desenvolver fornecedores do setor de P&G é de difícil reprodução integral no Brasil. “Na Noruega, essa cadeia produtiva reponde por 21% do PIB, 25% das receitas estatais, 26% dos investimentos e 47% das exportações. No Brasil, o cenário é outro. Possuímos um parque industrial mais complexo e diversificado, o que implica uma maior necessidade de coordenação de ações”, explica Clayton Campanhola, diretor da ABDI.

De acordo com Campanhola, os investimentos em pesquisa e inovação são cruciais para o desenvolvimento desta indústria no Brasil. “Devemos também dar suporte à formação de clusters e arranjos produtivos e criar mecanismos financeiros e modelos de negócios inovadores. Além disso, as operadoras devem investir significativamente no consolidação da cadeia nacional de fornecedores”, diz.

O diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do MME, José Botelho Neto, aponta a forte interatividade entre as instituições de P&G como um aspecto fundamental. “Fiquei impressionado com a união do setor na Noruega. Os números são os mesmos para todos, as instituições conversam entre si, os centros de pesquisas são integrados ao complexo produtivo e tudo funciona perfeitamente bem entre o governo e a indústria. Temos que iniciar essa mesma prática aqui no Brasil”, afirma.

Para o coordenador-geral do MDIC e também coordenador institucional da missão, Carlos Eduardo Macedo, a visita brasileira à Noruega abriu portas para o diálogo entre os dois países neste setor. “Uma das nossas principais metas era estabelecer contatos com áreas de governo, o que foi um grande sucesso. Coletamos dados para a nossa política industrial e avaliamos estar no caminho certo. A partir de agora, cabe a nós colocar em prática o que foi observado, aprendido e que é válido para o Brasil”, conta.

A missão brasileira foi realizada pela ABDI entre os dias 20 e 24 de junho, por meio do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME), iniciativa que é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia para a inserção competitiva das pequenas e médias empresas (PME) brasileiras no mercado europeu.

O PAIIPME contou com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de entidades brasileiras públicas e privadas). O MDIC, órgão brasileiro beneficiário dos recursos europeus destinados ao PAIIPME, delegou à ABDI a responsabilidade de executar as atividades de implementação e gestão do Projeto, que já beneficiou mais de 2,5 mil PME.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social ABDI
(61) 3962-8700 3962-8764
imprensa_abdi@abdi.com.br

Assessoria de Comunicação Social ABDI/DF

Intensa cooperação, pesquisa, indústria, desenvolvimento cadeia de fornecedores

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens