Sábado 11/10/2025 02:15

Polícia em MS recebe terceiro lote de carros ‘repatriados’ para o Brasi

Estado - Polícia - Lote de Carros Repatriados

Foto:G1 MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul recebeu, nesta quarta-feira (13), o terceiro lote de veículos repatriados da Bolívia. Com o novo carregamento, de nove unidades, são 37 carros que estão no pátio da Delegacia de Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Defurv) em Campo Grande.

No dia 2 de março, o primeiro lote, com dez veículos, chegou de Corumbá, foi levado para o pátio da Defurv e passou pela perícia. O segundo lote ainda aguarda análise. A delegada titular da Defurv, Maria de Lourdes Cano, informou que entrou em contato com alguns proprietários, sem precisar quantos. Até agora, nenhum veículo foi devolvido ao dono.

Veículos roubados ou furtados no Brasil e levados para a Bolívia começaram a voltar ao país no dia 27 de fevereiro, entregues pelo governo do país vizinho. Ao todo são 493 automóveis e, destes, 70 pertencem a seguradoras. O repatriamento é resultado de uma negociação que começou há dois anos, quando o governo da Bolívia aprovou um documento para regularizar a frota que circulava sem documentação.

A perícia é o primeiro passo para identificar a situação do veículo para, em seguida, localizar os donos. Conforme Maria de Lourdes, o trabalho, que ela definiu como “à parte”, tem sido ágil. “As perícias estão agendadas. O primeiro lote já foi feito e agora aguarda o segundo. A delegacia tem recebido ligações de todo país e se coloca à disposição para esclarecimento de dúvidas”, afirmou ao G1.

Perícia

O coordenador adjunto de perícias do estado, Alberto Dias Terra, explicou quais são os procedimentos em relação aos carros repatriados da Bolívia. Segundo ele, o núcleo de identificação de veículos, do Instituto de Criminalista de Mato Grosso do Sul, tem três peritos destacados para o exame dos automóveis. “A informação que eu tenho é que vão ser periciados [por policiais do núcleo] apenas os veículos do estado [origem]”, disse ao G1.

“No caso dos veículos de fora [outros estados] os proprietários e seguradoras seriam acionados, cautelados para ter uma licença de trânsito. No município de origem do registro [furto e roubo] tem que se apresentar [dono do carro] à delegacia para requerer a perícia”, completa.

A identificação da origem do veículo consiste na verificação do registro de ocorrência de roubo e furto lançado no sistema nacional de Renavan por meio do número do chassi. Geralmente, este procedimento leva em torno de 30 minutos a uma hora, explica o coordenador.

O principal trabalho dos policiais é tentar identificar se há adulteração nos sinais identificadores do automóvel como as gravações nos vidros, selos de segurança e o chassi, além de outras modificações como troca do motor. O procedimento em si, conforme Alberto, também é ágil. Apenas em caso de adulteração comprovada, explica, é que o trabalho é mais complexo. “Aí faz o exame químico para tentar descobrir a gravação original (chassi), o que pode ser mais demorado”.

G1 MS/RMC

Lote de Carros Repatriados, Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Defurv, Chassi

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens