Terça-Feira 04/11/2025 03:22

Para críticos, o “S” de BNDES seria hoje simples alegoria

Estado - Economia - “S” do BNDES

Foto: pco.org.br

Guindado à posição de segundo maior banco de desenvolvimento do mundo, o BNDES tem estado distante de sua atribuição Social, segundo seus críticos mais severos. De fato, entre seus focos de atuação, estão os financiamentos de megaprojetos e a expansão de conglomerados brasileiros no exterior.

 

Nos dois casos, não há lugar para pequenas ou médias empresas. O argumento da governança do BNDES, de que é estratégico para o Brasil que empresas locais se tornem conglomerados globais, ainda que provoque proverbial “orgulho nacionalista”, não convence a maioria de quem banca o banco – o povo brasileiro.

 

Financiado com os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e suplementado pelo Tesouro, que em 2009 e 2010 drenou para seus cofres 185 bilhões de reais, o BNDES tem, entre seus quatro objetivos de longo prazo, a “geração de emprego e redução das desigualdades sociais e regionais”.

 

Para o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS), é difícil explicar como recursos do FAT e do Tesouro, recursos públicos, possam gerar empregos e corrigir desigualdades no Brasil quando fartamente investidos em empresas brasileiras no exterior.

 

“Como é que o Brasil se beneficia quando um conglomerado nacional compra uma empresa americana que vende comida americana a consumidores americanos?”, indaga Mansueto Almeida, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para o deputado sul-mato-grossense, “não há resposta plausível”.

 

Quanto à agenda de investimentos na redução das desigualdades regionais, o BNDES informa que os recursos aplicados no Centro-Oeste caíram de 11 por cento em 2008, para 9 por cento do total de desembolsos no País, em 2012. Números que apontam a ampliação do fosso da desigualdade.

 

“Não se pode negar a importância do BNDES no financiamento da infraestrutura e da modernização da indústria nacional. É louvável que a participação das micro, pequenas e médias empresas no total de financiamentos do BNDES tenha saltado de 21,7 por cento em 2006, para 34 por cento em 2012. Porém, apenas como referência, em 2010, só um quarto dos empréstimos do BNDES foi para empresas com faturamento anual inferior a 60 milhões de reais”, argumenta Fabio Trad.

 

Em 2012, o BNDES disponibilizou 137 bilhões de reais para uma carteira de 509 projetos no setor energético. Do total, mais de 136 bilhões são investimentos em geração e transmissão de energia, e petróleo e gás. Tão somente 800 milhões de reais foram para o setor de combustíveis renováveis.

 

“Trata-se de uma flagrante e injustificável distorção. O BNDES não pode seguir ignorando a incômoda e recorrente acusação de privilegiar os grandes conglomerados com financiamentos nutridos pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, reforçados com recursos do Tesouro. O Congresso Nacional tem a responsabilidade ética de criar os meios para abrir o que os críticos chamam de ‘caixa preta’ do BNDES”, afirmou o deputado do Mato Grosso do Sul.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

posição, banco de desenvolvimento, BNDES, atribuição Social, críticos severos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,358
Euro 6,169
Franco suíço 6,626
Yuan 0,752
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens