Terça-Feira 04/11/2025 03:24

MS produziu 17% mais bioeletricidade que em 2011/2012

Estado - Energia Renovável - Bioenergia no MS

Foto: dreamstime.com

O setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul fechou a safra 2012/2013 com a exportação de 1.292 giga Watts hora (GWh) de energia, um crescimento de 17% em relação a safra passada (2011/2012). Os dados foram apresentados pelo presidente da Biosul - Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul, Roberto Hollanda Filho.

“Na última safra, nove das 22 usinas injetaram 17% a mais de bioeletricidade a partir do bagaço da cana no sistema elétrico”, apontou o presidente. Percentualmente, o estado foi o primeiro em tonelada de cana moída por exportação de bioeletricidade em todo o País.

Em 2011/2012, oito usinas de Mato Grosso do Sul exportaram um montante de 1.100 GWh. Na safra que antecedeu, o total foi de 638 GWh. Conforme a Biosul, o investimento feito pelas indústrias com a aquisição de novos equipamentos e a modernização das unidades garantiu que mais bioeletricidade fosse exportada.

As usinas são auto suficientes e conseguem suprir sua necessidade elétrica a partir do co-gerado pelo bagaço da cana-de-açúcar.

A preocupação com a diversificação da matriz energética veio após o risco do “apagão”, entre 2001 e 2002, quando 90% da energia do País era gerada pelas hidrelétricas. A crise fez com que o governo federal buscasse novas fontes elétricas. Até 2008, o bagaço gerado pelas usinas era considerado um resíduo para as indústrias de açúcar e etanol.

“Para se ter uma ideia, se o total gerado de bagaço em Mato Grosso do Sul fosse transformado em um tapete de 10 metros de altura, daria para estendê-lo de Campo Grande a Dourados.”, compara o presidente. O total produzido é, em média, 25% de toda cana moída. Em MS, essa produção chegou na ultima safra a 9,32 milhões de toneladas.

A eletricidade a partir da cana é uma alternativa interessante porque complementa a geração hídrica no período de seca, entre abril a novembro, as unidades sucroenergéticas estão moendo para produzir açúcar e etanol e gerando energia a partir da queima do bagaço.

O investimento das usinas em novas plantas e a readequação das antigas, com aquisição de maquinários mais modernos garantiram que esse bagaço fosse transformado em eletricidade. A iniciativa privada também investiu na construção de linhas de transmissão, o que possibilitou que a indústria de cana-de-açúcar tivesse mais um produto: a bioeletricidade.

Na avaliação do presidente da Biosul, em face ao potencial, a co-geração da bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar ainda é tímida. “A indústria tem feito sua parte, agora é necessário estruturar investimentos principalmente as formas de comercialização”.

Atualmente existem duas formas de comercialização desse produto. Uma delas é a venda direta para os grandes consumidores e a outra é por meio de leilões. A energia produzida pelas usinas concorre diretamente com outras fontes.

“A eólica, por exemplo, tem viabilidade na região onde há ocorrência de ventos, como a região Nordeste do Brasil. Existe o custo logístico para que essa energia chegue à região Centro-Sul que não é levado em consideração”.

Mesmo não considerando as externalidades de cada fonte de energia renovável, a co-geração a partir da cana é considerada uma fonte de energia barata, principalmente para o consumidor final.

Protefer/JE

setor sucroenergético, safra 2012/2013, exportação, gigawatts de energia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,358
Euro 6,169
Franco suíço 6,626
Yuan 0,752
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens