Terça-Feira 04/11/2025 08:38

Comissão da Verdade poderá investigar mortes de índios em MS

Estado - Segurança Pública - Investigação de Mortes

Foto: afinsophia.com

A Anistia Internacional vai pedir para que a Comissão Nacional da Verdade inclua o caso dos índios guarani-kaiwá de Mato Grosso do Sul no programa que apura as vítimas da ditadura no Brasil.

Segundo Maurício Santoro, assessor dos direitos humanos da Anistia Internacional, de certa forma os índios também foram vítimas do período ditatorial vivido no País e por isso vivem ameaçados pela violência por causa dos conflitos agrários.

O último relatório da violência divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), aponta que 62% dos assassinatos de indígenas ocorridos no país foram registrados em Mato Grosso do Sul em 2011.

Foram 32 assassinatos e 27 tentativas de assassinatos contra os índígenas, a maioria de guarani-caiuá. Santoro fez parte do grupo de representantes das entidades de direitos humanos ligadas às questões indígenas que esteve nesta semana no acampamento montado pelos índios na fazenda Santa Helena, em Caarapó, ao sul do estado.

No último dia 17, o guarani-caiuá Denilson Barbosa, de 15 anos, foi morto a tiros e o corpo dele foi enterrado dentro da propriedade pelos indígenas que ocuparam a área um dia após o crime.

O fazendeiro Orlandino Gonçalves Carneiro se apresentou à polícia e confessou que matou o adolescente, mas disse que atirou sem intenção de matar. Um irmão de Denilson, de 11 anos, e o cunhado, de 20 anos, estavam junto com a vítima e disseram em depoimento à polícia que o ruralista atirou para matar.

Segundo Maurício Santoro, o episódio retrata bem a realidade vivida pelos índios guarani-caiuá. Com a caça e a pesca escassa, eles saem das aldeias onde vivem o drama da superpopulação, em busca de alimento e água.

Denilson e as duas testemunhas foram atacados por estarem pescando num açude que fica dentro da fazenda de Orlandino. Segundo os índios, o fazendeiro já havia ameaçado outros guarani-caiuá que foram pescar no local.

Logo que ocuparam a fazenda Santa Helena e montaram os barracos, os cerca de 300 indígenas afirmam teriam sido atacados e ameaçados por seguranças.

Por conta disso, nove familiares de Denilson Barbosa, entre eles o irmão e o cunhado que testemunharam o crime, foram incluídos no programa de proteção a testemunhas, do Governo Federal. À polícia, Orlandino Gonçalves afirmou que estava sozinho quando atacou os indígenas. Mas as testemunhas afirmam que ele estava com seguranças quando chegou atirando. O delegado regional de Polícia,

Carlos Videira, disse que para esclarecer esse fato o irmão e o cunhado de Denilson Barbosa terão que ser ouvidos novamente, mas isso terá que ser feito por carta precatória, pois agora que estão sob proteção e não podem ter a localização de onde estão morando informada, nem mesmo para autoridades.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada pela Presidência da República para investigar os casos de violação aos direitos humanos ocorridos no período de 1964 a 1988. No entendimento da Anistia Internacional, a situação que vivem os guarani-caiuá hoje é também reflexo do tratamento dado à questão indígena na época da ditadura.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

Anistia Internacional, Comissão Nacional da Verdade, caso dos índios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,379
Euro 6,189
Franco suíço 6,654
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens