Terça-Feira 04/11/2025 08:46

Funcionários do aeroporto de Dourados fazem curso com simulação de incêndio

Estado - Cursos Técnicos - Simulação de Incêndio

Foto: A. Frota

Os funcionários do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira, de Dourados, passaram por um curso com simulação de incêndio nesta semana. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e do aeroporto, além de diversas viaturas, foram envolvidas nesta quinta-feira (28) em uma simulação de incêndio de aeronave com vítimas.

A simulação teve como finalidade o fornecimento de conhecimentos básicos e treinamento para atividades de prestação de primeiros socorros aos integrantes do curso de formação para o Corpo de Voluntários de Emergência.

A capacitação durou três dias. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira. Os alunos tiveram aula prática que simulou a situação de emergência. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que, no ano passado, a equipe já havia passado por treinamento semelhante. Entretanto, essa prática deve acontecer anualmente.

Como determina a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), cada aeroporto deve implantar e manter o SREA (Sistema de Resposta à Emergência Aeroportuária), adequado ao tipo e ao porte de suas operações e capaz de responder em tempo hábil às emergências.

Segundo a assessoria, por determinação, se faz necessário o treinamento constante de socorro, transporte de vítimas, identificação com o tipo de ferimento, apoio para iluminação de emergência, distribuição de equipamentos, materiais e medicamentos.

Simulação

A simulação realizada nesta quinta pelo 2º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros em Dourados envolveu a queda de uma aeronave e incêndio em outra, quase na cabeceira da pista, com dez vítimas. A equipe de resgate teve de atravessar pelo fogo para prestar o socorro.

Duas viaturas dos bombeiros que atendem especificamente o aeroporto foram utilizadas na operação. Ainda foram acionadas uma UTI e o Samu. O treinamento só terminou depois que todas as vítimas ficaram medicadas, estabilizadas e em transporte para o pronto-socorro.

Para o diretor do Departamento Aeroportuário de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, o curso teve excelente aproveitamento, principalmente por conta das abordagens na parte teórica e do realismo durante a simulação.

Ele explicou que todo o procedimento seguiu as determinações, a começar pelo fechamento do aeroporto para pousos e decolagens durante o exercício, garantindo segurança total aos participantes do evento e usuários da pista. Essas formações são de extrema importância para os agentes portuários, informou Juliano.

Bruno Chaves/Capital News/JE

funcionários, Aeroporto de Dourados, curso com simulação, incêndio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,379
Euro 6,189
Franco suíço 6,654
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens