Cem sindicalistas de MS participam de marcha em Brasília
Estado - Ações Coletivas - Marcha em Brasília
Foto:Radio Caçula
Mais de 100 sindicalistas de Mato Grosso do Sul, das cidades de Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana e Campo Grande, seguem a Brasília na próxima semana, para se juntarem a milhares lideranças sindicais de todo Brasil para a “7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais em Brasília” em favor da classe trabalhadora, na quarta-feira (6).
As centrais sindicais (Força Sindical, CTB, CGTB, CUT, Nova Central e UGT) e movimentos sociais querem sensibilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff e a Câmara dos Deputados e Senado Federal, para a necessidade de se “destravar” a agenda da classe trabalhadora e aprovar algumas medidas em benefício da maioria do povo brasileiro.
“Precisamos mostrar força para todo o Brasil, para que as questões de interesse da classe trabalhadora brasileira seja colocada em pauta e aprovada imediatamente”, afirmou Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, que participa da caravana sindical do Estado.
O presidente regional da CTB em MS, professor Ricardo Martinez Froes, explicou que a intenção das centrais é entregar à presidenta Dilma e aos presidentes da Câmara e do Senado uma versão atualizada da agenda do CONCLAT e um documento resumido que versará sobre as seguintes bandeiras do movimento sindical brasileiro:
- Fim do fator previdenciário;
- 40 horas semanais, sem redução de salários;
- 10% do PIB para a Educação;
- 10% do PIB para a Saúde;
- Reforma agrária;
- Valorização e fortalecimento da agricultura familiar
- Valorização das aposentadorias;
- Ratificação das convenções 151 e 158 da OIT;
- Ampliação do investimento público;
- Correção da tabela do Imposto de Renda e
- Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Os sindicalistas de Mato Grosso do Sul saem de Campo Grande na terça-feira (5) e participam da marcha logo pela manhã do dia seguinte (6) pela explanada dos ministérios até o Congresso Nacional e ao Palácio do Governo. A estimativa, segundo Estevão Rocha, vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, é de que mais de 50 mil lideranças sindicais participem dessa grande marcha das centrais no Distrito Federal.
Adauto Cândido de Almeida, também vice-presidente da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, participa da caravana do Estado. Para ele, a presença maciça de sindicalistas de todo Brasil na explanada dos ministérios em Brasília vai “sacudir o Brasil” e forçar a aprovação de algumas medidas que a classe trabalhadora aguarda há muito tempo, como o fim do “famigerado” fator previdenciário, que reduz em até 40% o valor das aposentadorias no País.
As centrais e os movimentos sociais, segundo Adauto, têm muita força e ficam ainda mais fortes em oportunidades como esta em que se juntam e trabalham com os mesmos objetivos. “Nossas autoridades precisam ter consciência de que algumas medidas precisam ser tomadas em benefício da maioria dos trabalhadores brasileiros e para o povo em geral, como a possibilidade do Brasil investir 10% de seu PIB na educação e mesmo percentual em saúde. Tudo ficaria muito melhor para todos”, argumentou. E é isso que propõe a “7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais”
Msnotícias/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












