Lideranças quilombolas dizem ser fundamental oficina para projetos de artes negra
Estado - Ação Social - População Negra do MS
Foto: Tereza da Penha
“Vejo como uma importância fundamental esta oficina de apresentações de cinco editais do Minc, para produtores e criadores negros”, disse a coordenadora Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, ao participar da oficina, na sede da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), no sábado (2).
Raimunda explicou que, a principal dificuldade para as realizações de projetos está na falta de dinheiro para trabalhar.
“Já que o Ministério da Cultura está enviando seus técnicos para nos capacitar, temos que participar do evento tão importante como este”, disse Brito.
A presidente da comunidade negra do município de Rio Brilhante, Maria de Fátima Brito Barbosa (primeira da esquerda na foto), comentou que a oficina é de uma grande importância para população negra do Estado. “A oficina favorece a captação em recursos para nossos projetos”. “No município eu sou idealizadora de vários projetos para comunidade negra”, comentou Barbosa ao informar que ela também é fundadora do projeto Beleza Negra, no Estado. “A Beleza Negra nasceu da minha produção em Rio Brilhante”, afirmou ela, que há onze anos está à frente da associação negra do município.
Maria de Fátima, Raimunda de Brito e Nara Monteiro
Para a assessora da gerência de Promoção da Igualdade Racial de Corumbá, Nara Nazareth Lima Monteiro (à direita da foto), “o evento nos dará subsídios para trabalharmos em nossos projetos. Há muito tempo vem se perdendo projetos por não termos capacitações e oficinas que nos orientem de como montar um projeto”, disse Monteiro, informando que há oito anos a gerência de Corumbá está na luta pela igualdade racial. “No município de Corumbá, 71% de sua população são de negros”, informou.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro de Mato Grosso do Sul (Cedine/MS), Artur Padilha, comentou que a iniciativa do governo federal em realizar oficinas para criadores e produtores negros do Estado é muito importante. “É uma demanda bastante significante de recursos [investimentos de R$ 9 milhões em cinco diferentes editais, em projetos da área cultural]. Mato Grosso do Sul tem apresentado poucos projetos culturais para negros, no Ministério da Cultura”, afirmou Padilha, lembrando que a grande luta está em divulgar a cultura afrobrasileira no Estado. “Ainda, no Estado existem vários casos de racismo”.
Inscrições dos editais
Estão abertas até o dia 25 de março de 2013 as inscrições para os editais, do Ministério da Cultura, voltados a produtores e criadores negros. Podem participar dos editais produtores ou artistas que se autodeclarem negros. Divididos em cinco diferentes editais, os valores investidos superam os R$ 9 milhões e fazem parte das políticas afirmativas para o combate ao preconceito racial que o governo federal tem adotado.
A gerente administrativa, Jéssyca Hellen Ferreira Paulino, da Secretaria do Audiovisual (SAV), da divisão de editais, do Ministério da Cultura, informou aos participantes da oficina, um público com mais de 50 pessoas participaram do treinamento na Fetems, de como fazer as inscrições no sistema Web, no site do MinC. “As principais orientações são referentes às questões orçamentárias e, quantas vezes as pessoas podem se inscrever. Enfim, todas as regras de como acessar todos os editais”, disse Jéssyca lembrando que o Minc está preocupado em dar mais atenção à população negra do País.
“A meta é dar apoio aos negros nesta questão da produção Audiovisual. Porque o número de negros que produzem [projetos na área] é pouco. Até por falta de oportunidades. Então o MinC está querendo dar oportunidade a essa cultura que é muito rica”, destacou Paulino. Segundo ela, a oficina está sendo ministrada para todos os criadores e produtores negros da região Centro-Oeste.
Aline Silveira Machado, também agente administrativa da SAV, explicou que Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado do Centro-Oeste a realizar a oficina para produtores negros. “Já realizamos as oficinas em Mato Grosso, Goiás, agora aqui em MS e, vamos realizá-la também no Distrito Federal”, disse Machado.
Curta afirmativo
Jéssyca Hellen, Aline Machado e Vânia Lucia
De acordo com Aline, elas [técnicas da SAV] estão apresentando aos produtores negros dos Estados o edital do projeto “Curta Afirmativo” – que é voltado para o fomento à produção de dez obras audiovisuais de curta-metragem inéditas, produzidas ou dirigidas por jovens negros de 18 a 29 anos. “Esse edital está dentro das políticas afirmativas do Ministério da Cultura. Todas as inscrições devem ser feitas através do sistema Web, onde existe uma série de instruções para o cadastro da proposta”. De acordo com as técnicas, as oficinas também estão sendo levadas para outros Estados do País.
Já na opinião da coordenadora do Fórum Permanente de Entidades do Movimento Negro de Mato Grosso do Sul, Vânia Lucia B. Duarte, a oficina de capacitação foi para sanar algumas dúvidas dos produtores negros do Estado, sobre os editais dos cinco projetos: Curta Afirmativo, Arte Negra, Apoio à Coedição de Livros de autores negros, Pesquisadores negros e Pontos de Leitura, do MinC.
“Atualmente, a maioria dos recursos públicos, significativos, que vêm são por meios de projetos. Às vezes nós não entendemos os editais e, muitas das vezes, nós fazemos de forma que não seja tão adequada para aprovação. Então essa é uma oportunidade de cada um, nesses cinco editais que estão abertos, tirar todas as dúvidas e saber passo a passo desses editais”, concluiu Vânia Lúcia.
A oficina contou com a participação de representantes das comunidades negras das cidades de Campo Grande, Corumbá, Coxim, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante. Além de agentes culturais que atuem com o enfoque nas expressões afrodescendentes no Estado.
Outras informações sobre os projetos do MinC estão no site www.igualdaderacial.ms.gov.br .
Tereza da Penha/Notícias MS/DF
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












