Sexta-Feira 10/10/2025 02:11

Soja ganha qualidade, mas logística piora na exportação

Estado - Agricultura - Soja e Logística

Foto: cloudfront.net

A qualidade da soja brasileira está melhorando com a trégua das chuvas que interromperam o início da colheita, mas há uma crescente preocupação com as longas filas para exportar o produto pelos congestionados portos do país, disse nesta quarta-feira o presidente da associação nacional de produtos de soja.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que pela primeira vez a safra de soja do Brasil será superior à dos EUA, com 83,5 milhões de toneladas, contra 82 milhões de toneladas anteriormente, sobrecarregando a infraestrutura de transportes até seu limite.

As chuvas no início da colheita em janeiro reduziram o escoamento da soja do Mato Grosso e muitos grãos colhidos no começo da safra estão sendo vendidos com desconto por causa dos danos causados pela umidade, segundo Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil.

“O Mato Grosso já está começando a colher grãos de melhor qualidade agora. As chuvas estão diminuindo”, disse Silveira, que participou como convidado do Fórum Global Agrícola da Reuters, um chat online para operadores de grãos.

A empresa brasileira de meteorologia Somar prevê mais chuvas nesta semana no Centro-Oeste, mas no começo de março elas se deslocam para o Sul.

A soja com entrega em março encerrou o pregão desta terça-feira na bolsa de Chicago em baixa de 3,5 centavos, cotada a 14,48 dólares por bushel, pressionada pela perspectiva de uma safra mais abundante no Brasil e na Argentina, terceiro maior produtor mundial.

Embora o clima possa ter melhorado para a colheita, Silveira disse que o mesmo não acontece com a logística, já que a escassez de caminhões e os congestionamentos portuários levam a filas de mais de um mês para o embarque, mesmo antes do auge da safra.

“As filas vão piorar..., os custos para o transporte vão sem dúvida continuar subindo”, disse Silveira, acrescentando que esse custo irá em grande parte recair sobre as tradings. Ele estimou que os produtores já tenham vendido antecipadamente cerca de 70 por cento da safra, garantindo o preço.

“Produtores que ainda não venderam serão afetados, porém”, disse, uma vez que as tradings que enfrentam custos maiores deverão fazer ofertas menores para reduzir o impacto sobre suas margens, que estão apertadas pelo aumento nos custos de produção.

O setor de soja diz que será incapaz de aumentar o fluxo das exportações este ano, que deverão ser as mais caóticas já vistas, com a canalização de uma produção recorde para portos que foram incapazes de acompanhar o aumento da produção.

Novas regras nesta temporada também restringem a jornada diária dos caminhoneiros, o que limita ainda mais a capacidade do transporte rodoviário.

A abertura de um porto fluvial no norte, prevista para 2014, deve garantir algum alívio, mas projetos rodoviários e ferroviários cruciais, no valor de dezenas de bilhões de dólares, devem levar anos para serem construídos.

Intensificando os riscos neste ano, os sindicatos dos estivadores podem retomar suas greves a partir de meados de março, caso não consigam convencer o governo a alterar planos de reforma nos regulamentos portuários, que a categoria vê como uma ameaça a seus empregos e salários.

Silveira disse que os problemas logísticos estão corroendo a vantagem do Brasil sobre os EUA em termos de custos da produção. Ele prevê que os dois países se manterão “cabeça com cabeça” no volume produzido, e que não há certeza de que o Brasil manterá o posto de maior produtor no ano que vem.

“Mas espero que sim!”, acrescentou.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

qualidade, soja brasileira, trégua das chuvas, início da colheita, preocupação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens