Quarta-Feira 08/10/2025 22:52

Em MS, 42 municípios estão impedidos de celebrar convênios

Estado - Economia - Convênio com União

Foto: paraibaagora.com

Há 30 dias quando a presidente Dilma Rousseff se reuniu com prefeitos de todo o País em Brasília, o objetivo era mostrar aos gestores os programas federais, bem como os recursos disponíveis para investimentos.

Porém, pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que 4.458 dos 5.563 municípios brasileiros, o equivalente a 80,1%, não podem celebrar convênio com a União para receber recursos.

Destes, 42 municípios de Mato Grosso do Sul estão nessa situação, o que significa que 53,8%, ou mais da metade das 79 cidades não podem celebrar contratos até regularizar as pendências.

A situação de regularidade foi levantada pela CNM no sistema Cadastro Único de Convênios (Cauc), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Quando houve o encontro em Brasília, 72,9% dos prefeitos e prefeitos que compareceram, integravam um time de 4.063 novos gestores que estavam assumindo as prefeituras em meio à grave crise financeira.

Na ocasião, 3.589 municípios estavam irregulares, o que significa que em um mês houve aumento de 24,2%. Em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e fevereiro o número de cidades com problemas na prestação de contas pulou de 32 para 42, um aumento de 31,3%. Isso significa que tais municípios não podem dispor dos recursos disponibilizados por meio de programas. O levantamento do Cauc foi feito em 78 municípios de Mato Grosso do Sul. Não entrou no estudo Paraíso das Águas, que foi emancipado pelo governo do Estado em 2003, mas que somente foi reconhecido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2009.

A pesquisa feita pela CMN leva em conta quatro requisitos fiscais que constam no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Cauc. São eles: Obrigações de Adimplência Financeira; Adimplemento na Prestação de Contas de Convênios; Obrigações de Transparência e Adimplemento de Obrigações Constitucionais ou Legais.

Pior situação - No País, o Estado que aparece em pior situação é o Piauí. De um total de 224, 216 deles, o equivalente a 96,4%, aparecem com itens a comprovar. Em Seguida, vem o Amazonas (95,2%, Pará (95,1%), Tocantins (95%) e Pernambuco (94,6%). Entre os Estados com o menor porcentual estão Mato Grosso do Sul (53,8%), Rio Grande do Sul (56,9%) e Paraná (68,2%). Mesmo assim, o número de Municípios em situação irregular no Cadastro é significativo, constata a CNM.

Entre os 42 municípios que aparecem na lista do Cauc está Anastácio, cujo prefeito, Douglas Figueiredo, é o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). As duas pendências listadas não se referem a nenhuma dívida com encargos ou falta de prestação de contas de recursos recebidos da União, mas estão incluídas no item Obrigações de Transparência: faltou a Publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO).

Figueiredo disse que já pediu para que funcionários façam um check list levantando a possível falta de algum documento comprobatório. “Para mim tudo está regular, já pedi para funcionários fazerem um levantamento”, disse o presidente. Em relação aos demais municípios, Figueiredo disse que técnicos da Assomasul já estão em contato com as prefeituras para levantar as pendências e prestar a orientação necessária.

“Às vezes não é por má fé e sim um pequeno problema, fácil de resolver. Por isso é que a Assomasul está implantando um sistema para orientar os prefeitos na elaboração de projetos e prestação de contas”, explicou o presidente da Assomasul. A entidade está contratando engenheiros e técnicos de informática que farão este trabalho dando suporte aos prefeitos.

No levantamento da CMN, os dois itens que precisam ser resolvidos por Anastácio, são justamente os que envolvem o maior número de municípios. Os itens “a comprovar” são Publicação do Relatório de Execução Fiscal (RGF) com 3.318 (59%) e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) com 3.171 cidades (57%). Em terceiro lugar aparecem 2.042 municípios que precisam sanar o item Regularidade quanto as Contribuições Previdenciárias (36,7% - Obrigações de Adimplência Financeira) e a Regularidade Previdenciária com 1.527 (27,4% - Adimplemento de Obrigações Constitucionais ou Legais).

JPTL/JE

presidente DIlma, prefeitos do país, gestores, programas federais, recursos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens