Quinta-Feira 09/10/2025 10:24

Figueiró propõe mobilização de MS na votação do FPE

Estado - Ação Legislativa - Proposta de Imobilização

Foto: psdb.org.br

Após ser definida pela Mesa do Senado o dia 19 de março o para votar as novas regras do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o senador Ruben Figueiró afirmou que a classe política de Mato Grosso do Sul deve começar a se mobilizar para influir na definição dos pontos essenciais da matéria. “A bancada federal deve se preparar para esse embate, pois ele é importantíssimo para a nossa população”, ressaltou.

O texto que será apreciado inicialmente é de autoria do senador Walter Pinheiro (PMDB-BA). No dia 13 os governadores estaduais debaterão o tema com os presidentes do Senado e da Câmara e os líderes partidários. Se as novas regras passarem no Senado elas serão examinadas na Câmara dos Deputados.

O Congresso terá cerca de cinco meses para aprovar definitivamente a matéria. Para Figueiró, o Mato Grosso do Sul “não pode mais continuar sendo o 24º no ranking do FPE”, destacando que tal fato representa “um absurdo distributivo”, visto que o Estado vive uma nova realidade socioeconômica, diferente daquela vivida na época da promulgação da Constituição, quando os critérios do FPE foram definidos.

Figueiró disse que firmou compromisso com o governador André Puccinelli para dar “prioridade absoluta nesta agenda, lutando para que o Estado ocupe pelo menos a 18º posição no ranking de recebimento do FPE”.

 

Articulação

Para começar o processo de articulação com vistas ao início dos trabalhos de votação da matéria, o senador Figueiró reuniu-se em Brasília com o Secretário de Fazenda do Estado, Jader Jullianeli Afonso, e com o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) para debater o assunto.

“O secretário de fazenda, representando o governador André Puccinelli, deu-me razões substanciosas para demonstrar que desde a criação do FPE pela Constituição, MS tem sido prejudicado na distribuição dos percentuais. Nesse sentido, farei esforços, ao lado dos senadores Delcídio e Moka, para que nas novas regras do FPE, MS receba muito mais do que 1,3% de hoje”, destacou.

Histórico

O FPE é uma das modalidades de transferência constitucional previstas no artigo 159 da Constituição. Os recursos do fundo têm origem em dois tributos federais: o Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposto de Renda. O repasse tem de ser feito pela União a cada dez dias.

As atuais regras do FPE foram definidas por lei em 1989. Recentemente, por decisão do STF, ela deveria ter vigorado entre 1990 e 1992.

“Não há dúvida que há uma defasagem de valores a serem repassados aos Estados, principalmente para o Mato Grosso do Sul, que no ano passado recebeu R$ 660 milhões e deveria ter recebido muito acima disso”, comentou o senador Ruben Figueiró.

Os atuais critérios dão tratamento preferencial às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que recebem 85% do total. Os outros 15% ficam com as regiões Sul e Sudeste.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

Mesa do Senado, novas regras, FPE, senador, classe política, mobilização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens