Terça-Feira 04/11/2025 13:31

MS participa de acordo com a Bolívia e começa a receber carros roubados restituídos

Estado - Segurança Pública - Acordo de Cooperação Internacional

Imagem: Edemir Rodrigues

O governo do Estado vai receber a partir desta quarta-feira (26) veículos identificados e apreendidos com denúncia de roubo ou furto no Brasil que estão sob custódia do governo da Bolívia.

O primeiro lote com 250 dos 497 veículos apreendidos vai chegar a Mato Grosso do Sul em cinco carretas que vêm direto para Campo Grande.

Os automóveis serão trazidos para o pátio da Defurv – Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wantuir Jacini, acompanhado do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o coordenador-geral adjunto de perícias, perito Alberto Dias Terra, e a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, Maria de Lourdes Souza Cano, participam da cerimônia de restituição de veículos que acontece no Comando da Marinha na cidade de Puerto Quijarro.

A devolução dos veículos será realizada através de um acordo de cooperação internacional entre o Brasil e a Bolívia.

“Foram tratativas feitas pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, inclusive com visita a La Paz [capital do país], onde a Sejusp participou desde o início”, comenta o secretário de Segurança de Mato Grosso do Sul.

As negociações com o país vizinho para a vinda dos veículos roubados ou furtados estão em andamento desde 2011, segundo o secretário Wantuir Jacini, que participou na ocasião de uma reunião em Puerto Suárez.

Os trabalhos para o acordo tiveram continuidade com as reuniões na Sejusp para alinhar o transporte dos veículos e contaram com a participação de representes do Ministério das Relações Exteriores, Receita Federal, Polícia Federal e do Departamento de Recuperação de Artigos do Ministério da Justiça.

No acordo internacional a Secretaria de Justiça e Segurança Pública ficou responsável pelo recebimento dos veículos na Capital, localização da procedência (Estado de origem do automóvel), e andamento dos inquéritos policiais.

Ficará ainda a cargo da Polícia Civil realizar as perícias nos veículos que têm sua origem em Mato Grosso do Sul e os que apresentarem qualquer alteração do Chassi para constatação da origem.

“Os veículos que constarem como furtados ou roubados em outros Estados serão encaminhados às suas respectivas unidades federativas para serem periciados na sua procedência”, detalha Jacini.

O secretário lembrou ainda que este é um fato histórico para Mato Grosso do Sul.

“Este ato de cooperação internacional com o Brasil mostra a reação da Bolívia frente a essa prática criminosa. Para o nosso país isso significa a devolução desses veículos para as vítimas, a conclusão de vários inquéritos policiais que tratam de roubos e furtos e desafoga as delegacias dos Estados”, contabiliza o secretário de Segurança Pública.

Programa de Legalização de Veículos

O programa de legalização de veículos sem documentação localizados em seu território foi instituído pelo governo boliviano por meio da Lei nº 133, de 8 de junho de 2011.

De acordo com comunicado oficial do diretor do departamento da América do Sul I, João Luiz Pereira Pinto, o governo da Bolívia realizaria o transporte dos veículos até Puerto Suárez, onde seriam concentrados e encaminhados ao município de Campo Grande.

“Estimo que o reingresso em território brasileiro poderia ocorrer de forma gradativa e contínua, em fluxos diários de 20 a 30 veículos”, descreveu o diretor.

Perícia

Todos os veículos que constarem na frota de Mato Grosso do Sul, ou que apresentarem qualquer alteração no Chassi, passarão por Perícia de Identificação Veicular no Instituto de Criminalística (IC).

De acordo com o perito Alberto Dias Terra, todos os veículos que são furtados ou roubados possuem registro no Renavan - Registro Nacional de Veículos Automotores.

Mediante o registro os automóveis recuperados passarão por checagem de placa e chassi.

“O sistema do Renavan será consultado para saber se aquele veículo possui alguma ocorrência de roubo ou furto e se está registrado no Estado”, detalha Alberto.

Se o veículo apresentar qualquer adulteração no número do chassi o procedimento é diferente, segundo o coordenado- geral adjunto de perícias.

“O automóvel que apresentar qualquer irregularidade vai passar por um exame químico metalográfico para revelar a verdadeira numeração e somente após este processo ele será identificado para ser devolvido ao proprietário original”, diz o perito, ao lembrar que os carros que não forem de Mato Grosso do Sul serão enviados a seus respectivos Estados e obrigatoriamente devem passar por perícias.

Luciana Bomfim/Notícias MS/DF

veículos identificados e apreendidos, furto, roubo, custódia, acordo de cooperação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,383
Euro 6,185
Franco suíço 6,650
Yuan 0,756
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens