Sexta-Feira 10/10/2025 15:07

Justiça em MS nega anulação de expulsão de deputado estadual

Estado - Ações Judiciais - Anulação Anulada

Foto: Arquivo MSHoje

A Justiça em Campo Grande negou, em caráter liminar, o pedido do deputado estadual Lídio Lopes (sem partido) que tentava suspender a expulsão dele do Partido Progressista (PP), determinada em dezembro de 2012. O juiz Alexandre Tsuyoshi Ito, da 6ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, alegou que não havia elementos suficientes que comprovassem a tese de cerceamento de defesa.

A decisão foi dada na sexta-feira (22) e consta no site do Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul (TJ-MS). A ação foi impetrada no dia 14 de fevereiro contra o presidente do PP no estado, Alcides Bernal, prefeito de Campo Grande. O juiz alega que não foi comprovada, na ação inicial, que Lopes não teve direito a ampla defesa.“(...) é compreensível a dificuldade de ser produzida num momento inicial, pois será mais fácil ao impetrado provar eventual notificação do impetrante (...)”.

O advogado Valeriano Fontoura, que representa o deputado, disse que não irá recorrer da decisão, pois espera que o PP anexe na ação o documento que comprove que Lídio Lopes foi notificado da decisão de expulsão.

Segundo Fontoura, Lopes não recebeu essa intimação e, por isso, não teve direito a ampla defesa. As alegações só teriam sido conhecidas, de acordo com o advogado, por causa de um mandado de segurança de um filiado do PT, suplente de deputado, que tenta ocupar a vaga de Lopes na Assembleia Legislativa e anexou no processo os termos da expulsão.

Em entrevista anteriormente concedida ao G1, o presidente do PP em MS, Alcides Bernal, disse que Lídio Lopes foi intimado de todos os atos do procedimento ético disciplinar do partido. Bernal diz que a expulsão é legítima, pois o parlamentar teria feito campanha para o adversário, Edson Giroto (PMDB), na candidata para deputado federal, em 2008 e para prefeito, em 2012.

Além disso, Lopes também teria apoiado Paulo Duarte (PT) em Corumbá, pois assim, sendo suplente de Duarte na Assembleia Legislativa, garantiria a vaga.

G1 MS/JE

caráter liminar, pedido do deputado, suspensão de explusão, PP, elementos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens