Quinta-Feira 03/07/2025 09:41

Paulo Corrêa defende produtores durante pronunciamento sobre questão indígena em Iguatemi

Ações Coletivas - Questão Indígena

Imagem:Divulgação

A demarcação de 41.571 mil hectares de terra supostamente indígenas no município de Iguatemi, a partir de uma portaria da FUNAI, foi discutida pelo deputado estadual Paulo Corrêa durante a sessão plenária desta quarta-feira (20).

O parlamentar defendeu o direito dos proprietários de terra da região, que segundo ele estão sendo prejudicados. “Uma portaria da FUNAI não pode ser maior do que uma Lei Federal. Não sou contra entregar a terra para os índios, mas isso desse ser feito a partir de ressarcimento aos produtores da região que adquiriram a terra de forma honesta, possuem título definitivo de ‘boa fé’. É tão grave a situação que esse assunto parou um financiamento que o governo do estado estava pleiteando junto ao Banco Mundial para se fazer a MS-180, uma estrada de suma importância para o desenvolvimento da região e que liga Iguatemi a Juti e que o governo vai ter que fazer com recursos próprios”, disse.

Em aparte ao pronunciamento do deputado Paulo Corrêa outros parlamentares também defenderam os direitos dos proprietários de terra. O deputado Marquinhos Trad questionou a portaria da FUNAI. “É uma portaria da FUNAI colidindo uma Lei Federal, trazendo uma insegurança jurídica aqueles que tinham seus documentos registrados em cartório e que agora de na valem?”, disse.

Já os deputados Pedro Kemp e Mara Caseiro afirmaram que o governo federal tem que respeitar tanto o direito dos produtores quanto o direito dos índios. “Não queremos que justiça seja feita aos índios com injustiça aqueles que adquiriram a terra de forma honesta”, pontuou Pedro Kemp (PT).

Para o deputado Laerte Tetila (PT), autor do Projeto de Lei já aprovado que institui o Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas - FEPATI-MS, a Assembleia Legislativa é a instituição que mais está contribuindo e lutando para que está situação seja resolvido. “Espero que o governo regulamente a Lei FEPATI”, disse.

O deputado Lidio Lopes afirmou que a muito tempo pleiteia a pavimentação da MS-180 e que a obra ainda não aconteceu devido ao impasse. “Quando eu era vereador em Iguatemi eu já solicitação o asfaltamento dessa rodovia, porque é uma rodovia que reduz o caminho de Campo Grande à Iguatemi”, declarou.

Desenvolvimento do Conesul

Após o pronunciamento, o deputado Paulo Corrêa afirmou ao prefeito de Iguatemi, Zé Roberto Arcoverde - presente na sessão da Assembleia Legislativa - que vai marcar uma reunião entre o presidente da Fiems, Sérgio Longe, o presidente da Famasul Eduardo Ridel, e os prefeitos que representam o CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), com o objetivo de desenvolver um projeto sustentável e levar desenvolvimento industrial para os municípios do Sul do Estado.

Fazem parte do Consórcio os municípios de Iguatemi, Eldorado, Mundo Nova, Japorã, Itaquirai, Naviraí, Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Juti e Aral Moreira.

Midiamax News/RMC

FUNAI, FEPATI, CONESUL, CONISUL, PT, Forma Honesta, Insegurança, Lei

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,422
Euro 6,377
Franco suíço 6,813
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens