Quinta-Feira 09/10/2025 07:41

Diretrizes para cadastramento de propostas para construção de casas nos municípios

Estado - Ações Públicas - Construção de Casas nos Municípios

Imagem:Edemir Rodrigues

Com objetivo de apresentar os principias critérios para seleção e cadastramento de propostas para construção de casas nos municípios de até 50 mil habitantes, através do Programa Minha Casa Minha Vida, MCMV–Sub 50, a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac) reuniu nesta terça-feira (19) os prefeitos e representantes do segmento habitacional para informar sobre o funcionamento e prazos estabelecidos em normas para implementação dos programas de construção de moradias.

“O governo do Estado pela primeira vez está reunindo de forma específica gestores da área de habitação para realizar um apanhado geral dos critérios do programa e estamos nos colocando à disposição dos prefeitos e seus gestores para esclarecer dúvidas e dar andamento nos processos”, esclareceu o secretário Carlos Marun.

O prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, aprovou a iniciativa do governo do Estado em propiciar suporte técnico para os municípios. Hashioka, que assumiu o mandato no início do ano, reconhece que Mato Grosso do Sul conquistou um grande avanço na construção de casas populares nos últimos seis anos e sabe que todos os municípios foram contemplados. O déficit habitacional do município é considerado alto pelo prefeito. “Estamos fazendo um levantamento mais preciso da atual situação, mas acredito que esta deficiência ultrapassa 1,5 mil famílias na nossa cidade, que teriam a necessidade de serem contempladas, já que muitas vivem em coabitações”, declarou Hashioka, ao dizer que fará parcerias com o governo do Estado para construção de casas em Nova Andradina. “Temos uma área de 150 lotes para atender 150 famílias de imediato, mas estamos na busca de novas áreas para atender novos projetos e construir nos quatro anos da nossa administração 600 novas moradias”.

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, classificou como importante a reunião. Para ele o contato e as informações serviram para o esclarecimento de dúvidas do setor habitacional. “Os prefeitos que estão entrando agora e têm que cumprir o prazo para cadastrar as propostas agora têm ciência de que mesmo sem uma área que está em fase de aquisição podem se cadastrar no programa enquanto disponibilizam os terrenos. Foi muito esclarecedor”, disse Barbosa.

Os projetos devem ser cadastrados até o dia 30 de março para que possam ser analisados pelo Ministério das Cidades.

e acordo com a portaria nº 56, divulgada no Diário Oficial da União os Estados e municípios devem apresentar as propostas, aportar contrapartida, elaborar projetos de trabalho social, dentre outras atribuições. A portaria ressalta ainda que os municípios podem apresentar até duas propostas, preenchendo o formulário no site do Ministério das Cidades.

ara o empreendimento em que o Estado é responsável pela contrapartida, apenas uma proposta pode ser apresentada por município.

Nas cidades que possuem de 15.001 a 50 mil habitantes o número máximo de moradias a ser solicitada pela proposta é de 60 casas. O número de moradias para municípios menores diminuiu este ano, segundo o secretário Marun. “A principal alteração de 2012 para 2013 neste programa Sub-50 é para os municípios que possuem população abaixo de 20 mil habitantes. A produção máxima caiu de 40 para 30 unidades habitacionais, já os municípios que tem 20 a 50 mil habitantes a produção de 60 casas fica mantida”, elucidou o secretário.

O governo do Estado vai continuar atuando em conjunto com entes federativos, governo federal, estadual e municipal conforme ressaltou o secretário de habitação. “Vamos dar prosseguimento à nossa parceria com o município, disponibilizando os terrenos, buscando junto ao governo federal o recurso dos programas habitacionais e o Estado aportando contrapartida necessária e suficiente para que os empreendimentos sejam disponibilizados”, enfatizou Carlos Marun.
O levantamento dos programas habitacionais da Secretaria de Habitação mostra que em 2011 houve readequação de programas por parte do governo federal que levou a uma pequena contratação. Em 2012 o ritmo foi retomado e a expectativa é de que em 2013 os recursos voltem a ser aplicados no segmento. “A nossa meta para este ano é produzir através deste programa Minha Casa Minha Vida mais de 2.000 moradias em 50 municípios, e ainda totalizar nos diversos programas, entre unidades habitacionais contratadas e entregues, chegar à marca de 15 mil novas moradias em todo o Estado”, apontou o secretário.

Imagem:Divulgação

Pantanal News/RMC

Construção de Casas nos Municípios, Programas Habitacionais, Secretaria de Habitação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens