Sexta-Feira 10/10/2025 15:06

Projeto de MS patrocinado pela Petrobras concorre ao prêmio ANU Preto

Estado - Ações Públicas - Arte de Fazer e Reciclar

Foto: Divulgação

O projeto Arte de Fazer e Reciclar, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, e desenvolvido pelo Instituto Arara Azul, venceu a etapa regional do Prêmio Anu 2013 pelo Estado do Mato Grosso do Sul, e agora concorre à premiação final – o prêmio ANU PRETO.

O prêmio, idealizado e organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), reconhece publicamente iniciativas de fundações, ONGs, entre outras instituições que desenvolvam projetos para o aumento da renda e qualidade de vida, em comunidades em risco social.

A cerimônia de entrega do troféu “Anu de Ouro” aos projetos vencedores da etapa regional, e do troféu “Anu Preto” para as três iniciativas de mais destaque no país, acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 20 de fevereiro de 2013.

A iniciativa

O projeto social Arte de Fazer e Reciclar, patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania na linha de atuação Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, incluiu no mercado de trabalho 30 catadores e familiares do entorno do pantanal de Mato Grosso do Sul, e outros 300 artesãos que reaproveitam os resíduos coletados, para reciclar, produzir e comercializar artigos.

A coleta seletiva é realizada com veículo próprio, três vezes por semana, nos bairros de Santa Terezinha e na região central da cidade.

Para ampliação da coleta, o projeto fez parcerias com empresas que doam seus resíduos para o núcleo de coleta seletiva, coletando mensalmente de 4 a 6 toneladas de papelão, plástico transparente, garrafas pet, frascos de desinfetantes, latinhas, entre outros.

Os resíduos coletados são separados, prensados e vendidos na capital do estado, onde o valor dos reciclados é maior. O resultado das vendas é dividido entre os catadores proporcionalmente às horas de trabalho.

Atualmente, o Arte de fazer e Reciclar tem em atividade na região um núcleo de coleta seletiva, um núcleo de artesãos com produção de artesanatos feitos com resíduos de couro, como bolsas, cintos e carteiras, e um núcleo de produção de sabão artesanal, que utiliza como matéria prima o óleo usado de cozinha, além dos núcleos de produção de pufes de pet e de papel reciclado.

Para a coordenadora técnica do projeto, Neliane Robaldo Guedes Correa, o prêmio representa uma mudança de paradigma.

"Com o projeto, muita gente conseguiu ver arte naquilo que é classificado como lixo. Com a premiação, os catadores vêem a valorização do próprio trabalho, e a comunidade percebe que chegou um tempo de conscientização e mudança de atitudes”, afirma Neliane.

As histórias de José Fernandes da Silva, de 56 anos, e Roseli Santana, de 52 anos, são exemplos de incremento de renda e de aumento da auto-estima.

O catador trabalhava por 14h diárias e arrecadava R$200 reais mensais com a venda do material coletado. A partir da participação e capacitação no projeto, assumiu a organização do núcleo de coleta seletiva, e recuperou a auto-estima. Hoje recebe cerca de R$800 por mês.

A catadora, conhecida como Rose das Bonecas, aprendeu a confeccionar a primeira boneca nas oficinas do Projeto Arte de Fazer e Reciclar. O aprendizado foi uma alternativa de gerar renda sem sair de casa.

A catadora, que cuida dos pais doentes, não tinha disponibilidade para trabalhar fora. Hoje, Rose se tornou independente da Rede, e ganha seu sustento e da família por meio da comercialização das bonecas em feiras e eventos regionais.

Natália Gonçalves/Mídia Max News/JE

projeto, Arte de Fazer e Reciclar, Petrobras, Instituto Arara Azul, etapa regional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens