Terça-Feira 04/11/2025 13:26

No ano passado, PMA resgatou mais de 1,4 mil animais em MS

Estado - Ecologia e Meio Ambiente - Animais Resgatados

Imagem:Renctas.com

Mesmo sem fazer parte das funções originais, a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou só no ano passado mais de 1,4 mil animais silvestres em Mato Grosso do Sul. Desse total, aproximadamente 800 eram aves.

Segundo o major Ednilson Queiroz, responsável pela comunicação social da instituição, o maior número de apreensões acontece em Campo Grande. Na Capital, por dia são 8 resgates de animais. Em torno de 90% das capturas realizadas são fruto de ligações de moradores.

A função da Polícia Ambiental, de acordo com ele, é trabalhar na prevenção de crimes, na fiscalização e na educação ambiental. “Mas até que um órgão específico faça o trabalho de captura, nós continuaremos realizando”. Segundo ele, não há perspectiva de que outra instituição faça isso “tão cedo”.

Animais que vão para as áreas urbanas consolidam essa grande demanda de capturados. Além destes, animais que são atropelados ou mesmo aqueles que estavam em cativeiro (casos onde o cidadão se arrepende de criar ilegalmente o animal e decide integra-lo, dizendo que o bicho apareceu em sua residência) fazem parte desse número crescente de bichos resgatados.

Os animais aparecem comumente em casas, no meio das ruas, e em locais abertos. Geralmente recebem os cuidados de moradores. E é nesse ponto onde a PMA começa a atuar. “Sem saber para onde ligar, as pessoas ligam pra gente. Nós fazemos a captura, mas não é nossa função”, esclarece o major.

Nem todos os animais silvestres que convivem com o ser humano, classificados como fauna sinantrópica, precisam ser capturados. “Alguns animais, que não oferecem riscos, não precisam ser resgatados. É até bom que não se faça em alguns casos. Ele está cumprindo com seu equilíbrio. Eles já convivem com o humano”.

Um dos motivos para a evasão dos animais silvestres também está ligado ao grande número de reservas florestais no perímetro urbano em Campo Grande, entre elas o Parque dos Poderes, Parque do Anhanduí, Parque do Prosa, Parque Estadual Nascente do Segredo, além das chácaras. “Se o animal se acostumou com o ser humano, o ser humano precisa se acostumar também com eles. Os motivos para essa realidade estão ligados a várias causas”.

De acordo com Queiroz, a população do Estado é avançada na questão ambiental. “As pessoas se preocupam e geralmente ligam com a melhor intenção, a de que o animal seja novamente levado para seu habitat”.

A PMA alerta a população aos cuidados importantes que devemos ter, já que estamos tão próximos a esses animais. “O primeiro passo é não alimentar. Primeiro porque pode colocá-los em risco e depois porque isso dificulta que o animal volte à natureza”.
O lixo das residências também deve receber atenção especial. “Cuidar do lixo também é importante”.

Casos engraçados: Se não fosse um macaco engraçado, seria trágico. A PMA tentou durante um mês capturar um macaco prego que perturbou funcionários administrativos da região do Parque dos Poderes. A história já faz algum tempo, mas até hoje é lembrada com risos. Como uma criança levada, o macaco entrava pela janela das repartições e rasgava papéis, muitos importantes, e para piorar defecava nas mesas.

Os policiais tiveram dificuldade para capturar o bichinho. Depois de muita luta, o macaco foi levado para uma área longe da região urbana.

Outro caso emblemático, foi mais recente. Uma capivara de quase 50 kilos foi encontrada dentro de um guarda-roupa em uma aldeia urbana Marçal de Souza, em Campo Grande. A capivara foi levada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Segundo o major, é comum casos de animais que são resgatados em fossas. Também recentemente um cachorro precisou ser resgatado de dentro do córrego na avenida Ernesto Geisel.

JPTL/RMC

PMA, Animais Resgatados, Educação Ambiental, Cativeiro, Fauna Sinantrópica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,383
Euro 6,185
Franco suíço 6,650
Yuan 0,756
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens