Segunda-Feira 13/10/2025 00:36

Filhas que vestem as mães

Brasil - Entretenimento - armário das mães

Não é de hoje que o armário das mães causa fascínio nas filhas. Em tempos de retrô e vintage é cada vez mais comum ver uma jovem de 20 anos usando umcasaquinho tweed ou um colar de pérolas com aquela cara de "baú da mamãe". Essa é apenas uma das provas de que o mundinho fashion anda cada vez mais democrático.

 

Em razão disso, o contrário também acontece. Não é raro dar uma volta no shopping e ver mãe e filha fazendo compras juntas, usando roupas parecidas ou até iguais. Uma pesquisa realizada pela Temple University Fox School of Business, na Filadélfia, nos Estados Unidos, afirma que as adolescentes têm grande influência sobre as compras das mães e tal poderio vai das roupas até a maquiagem.

 

Para Ayalla A. Ruvio, autor do estudo e professor assistente de marketing na instituição, tal descoberta "proporciona um suporte inicial para a noção de socialização reversa e sugere que o impacto que os adolescentes têm sobre o comportamento de seus pais é muito maior que o que lhes é creditado". O estudo, realizado por meio de questionários, contou com 343 duplas de mães e filhas, com uma média de 44 e 16 anos, respectivamente.

 

Os pesquisadores descobriram que, se a mãe tem um comportamento jovem, se preocupa mais com a moda e vê sua filha como uma especialista em estilo, ela tenderá a reproduzir o comportamento de consumo da filha. No Brasil, o caso se repete. As amigas Andressa Monteiro e Kenya Freire, de 20 e 22 anos, respectivamente, garantem que fazem as vezes de personal stylist das mães.

 

As estudantes de propaganda e marketing não só ajudam na hora da compra, como são responsáveis pelo calendário de beleza das progenitoras. "Minha mãe tem cabelo curto, se eu não lembro, ela fica até quatro meses sem cortar. Eu marco o salão e aviso o horário", conta Andressa, que ajudou a remodelar o guarda roupa de Kátia Maria Monteiro, de 49 anos. "Meu foco é no tipo de corpo da minha mãe, pensando nisso eu a ajudo a escolher as roupas, vale gastar mais em algo que vai ficar bonito, do que pouco no que não tem bom caimento", ensina ela.

 

Kátia e Andressa vestem manequim parecido e acabam dividindo algumas peças. A estudante chega a comprar as roupas da mãe sozinha. "Ela prefere roupas mais soltinhas, então eu visto. Se ficar mais justo em mim é sinal que vai ficar larguinho nela", revela Andressa, que se vangloria de ter abolido das unhas de Kátia os esmaltes "de velha".

 

"Antes ela usava só cor clara, vermelho, ou francesinha, agora ela usa todas as outras cores como rosa e lilás", garante Andressa. Os acessórios também entram na ciranda do troca-troca. Kenya divide seuslenços, xales e cachecóis com a produtora de modaMarisa Freire, de 50 anos. "Eu influencio nas roupas dela e ela nas minhas. Como minha mãe trabalha com moda, aprendi muito com ela sobre maquiagem e cuidamos dos cabelos no mesmo salão", confidencia.

 

Kenya confessa que tanto ela quanto Marisa sãoconsumistas e acabam gastando mais do que deviam quando vão juntas às compras, assim como Andressa e Kátia. Leitora de revistas e blogs de moda, Kenya considera seu estilo "básico", mas cheio de acessórios bacanas como o colete feito com lençosque ela aprendeu com uma amiga que estuda moda. "Minha mãe sempre usa por cima de uma camiseta branca", afirma. Quanto às mães, elas só agradecem.

Bolsa de Mulher

armário, mães, fascínio, filhas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens