Comerciantes junto à ACIC discutem viabilidade de “área azul“ no centro de Corumbá
Ações Coletivas - Área Azul
Imagem: Oswaldo de Arruda Filho
A ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Corumbá) foi o palco para a discussão inicial quanto à implantação ou não da chama “área azul”, na mesa diretora do debate o presidente da ACIC Alfredo Zamlutti Junior, o prefeito Paulo Duarte, Pedro Paulo Marinho; Secretario de Desenvolvimento Sustentável, e Thales de Souza Campos; Diretor Superintende FecomercioMS.
A falta de vagas rotativas de estacionamento no perímetro central de Corumbá vem tornando ainda mais difícil à permanência do consumidor no comercio local e ao longo do da discussão, o chefe do executivo municipal Paulo Duarte afirmou que ainda não há nada decidido “A implantação ou não da área azul depende dos comerciantes e da população”, de acordo com ele a viabilidade de um projeto como este deve de ser analisado por todos. “Não cobraremos tachas só por cobrar”, destacou Paulo ao informar que caso a proposta seja implantada os recursos arrecadados terão destino certo.
Além da “área azul” os comerciantes presentes solicitaram junto ao prefeito a necessidade de melhorias na pavimentação das ruas do centro, devido ao fato de ser uma área de entorno tombada pelo IPHAN sua manutenção sempre é protelada, argumentaram alguns destes além também do embutimento da fiação por parte da ENERSUL, como resposta o Prefeito destacou a importância da manutenção das ruas pavimentadas com paralelepípedos e lajotas e concordou com a necessidade de melhorias e informou que em sua próxima reunião com os dirigentes da ENERSUL o embutimento da fiação na área central estará também em pauta.
Imagem:Divulgação
A rodada de dicussão foi aberta pelo prefeito Paulo Duarte.
De acordo com Silvana Ricco, diretora-presidente da AGETRAT, “Nossa frota veicular cresceu muito e o centro comercial da cidade não”, atualmente a frota veicular de Corumbá conta com 26.318 mil veículos conforme dados do DETRAN-MS, o último censo do IBGE 2012 Corumbá possui 104.912 habitantes o que daria a media 3,9 habitantes por veiculo, “de 2005 a 2013 tivemos um aumento de 98% em nossa frota”, salientou.
Para o presidente da ACIC Alfredo Zamlutti Junior a implantação da “área azul” é também uma forma de ver a rotatividade e a fácil acessibilidade do consumidor ao comércio local “Caso seja implantada a área azul, temos que também ver a viabilidade, o investimento e tudo mais, em algumas cidades de MS a área azul não deu certo (...) está casa cumpre mais uma vez com seu propósito de incluir o associado e a sociedade nas decisões de nossa cidade”.
Imagem:Divulgação
O presidente da ACIC, Alfredo Zamlutti Junior encomendou junto à Fecomercio uma pesquisa de viabillidade desta proposta e também a reimplanção da Guarda Mirin de Corumbá.
Thales de Souza Campos, economista pesquisador da FECOMERCIO, “Em Campo Grande a ‘área azul’ possui 5012 vagas e 30% delas são ocupadas pelos próprios comerciantes”, destacando que não somente o consumidor terá gastos para transitar “Em Dourados começaram com um extenso perímetro delimitando a ‘área azul’ e logo tiveram que reduzi-lo porque estava dando mais gasto a manutenção do sistema devido aos pontos menos produtivos”.
A discussão da proposta encerrou com a decisão elencada pelo presidente da ACIC na qual a entidade encomendou a pesquisa de viabilidade da proposta da “área azul” assim como submeterá também a aprovação pública através votação. Zamlutti também propôs a reimplantação da Guarda Mirim na fiscalização da “área azul”, “Há muitos jovens ociosos na cidade e com a possível implantação da área azul podemos empregar esta juventude, quem trabalha de manhã estuda de tarde e quem trabalha a tarde estuda de manhã”, pontuou Alfredo Zamlutti.
Correio de Corumbá/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,392 |
Euro | 6,314 |
Franco suíço | 6,698 |
Yuan | 0,752 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito