Domingo 12/10/2025 15:24

Estado deverá quitar débito com rede de TV, decide TJMS

Estado - Ações Judiciais - Dívida com TV

Foto: marcoeusebio.com.br

O juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos de Campo Grande, Ricardo Galbiati, julgou parcialmente procedente o pedido ajuizado pela Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão Ltda contra o Estado de Mato Grosso do Sul, condenando-o ao pagamento da dívida de R$ 447.001,68 à autora. O valor é referente à prestação de serviços de veiculação de informe publicitário institucional.

De acordo com os autos, a empresa autora narra que prestou serviços de inserção de anúncios publicitários institucionais para o réu, tanto na TV Campo Grande – canal 8 (afiliada SBT) quanto na Rádio FM Mega 94. Porém, os pagamentos referentes a algumas notas fiscais relacionadas no processo não foram realizados pelo Estado.

A Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão solicita em juízo a condenação do réu, consistente no pagamento do débito pendente, pois argumenta que a falta deste gera enriquecimento ilícito por parte do Estado.

Em contestação, o Estado de Mato Grosso do Sul alegou que o débito é ilíquido e incerto, pois a autora não demonstrou adequadamente a existência do crédito e afirma também que não há prova concreta da prestação do serviço feita pela Rede Centro Oeste de Rádio e Televisão, além de não ter contratado com a empresa.

A argumentação do réu é de que a autora não apresentou nenhuma cobrança ou proposta de pagamento amigável às agências de propaganda, com quem o serviço foi realmente contratado. Solicitou que a ação fosse julgada improcedente e que a autora seja condenada à pena do Código Civil, por formular pretensão indevida.

Para o juiz, “registre-se que a responsabilidade pelo adimplemento das obrigações contraídas com os veículos de divulgação é do anunciante e não da agência de publicidade, que é remunerada com um percentual do preço do serviço contratado. No que concerne à inexistência de vínculo contratual entre a autora e o réu, por si só não o exime do pagamento dos serviços de divulgação, uma vez que reconhece ser o anunciante das referidas campanhas publicitárias. Ademais, cabe a ele, e não à autora, a observância das normas administrativas e contábeis públicas exigidas para formalização de despesas”.

O magistrado também analisa que, “considerando os documentos apresentados e as alegações do réu, é razoável reconhecer como verdadeira a inadimplência alegada, eis que o Estado não comprovou o pagamento integral das despesas, apesar de admitir que os serviços foram executados”.

A conclusão de Ricardo Galbiati foi de que “a análise dos autos revela que houve efetivamente a prestação do serviço. As irregularidades formais invocadas pelo réu não interfere no direito da autora em receber pelos serviços prestados, pois não estão vinculadas à eventual falha ou ausência de autorização. Portanto, não havendo causa justa para a retenção do crédito da autora, a recusa do pagamento torna-se ilegítima, caracterizando a mora do réu”.

Processo nº 0012142-14.2009.8.12.0001

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

juiz titular, Vara da Fazenda, pedido ajuizado, Rede Centro Oeste, Rádio e TV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens