Domingo 16/06/2024 21:26

Força-tarefa vistoria condições de segurança de clubes e boates de Corumbá

Segurança Pública - Fiscalização de Casas Noturnas

Foto: esertao.com.br

Força-tarefa, coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e o Corpo de Bombeiros, iniciou uma minuciosa fiscalização a casas noturnas e clubes de Corumbá na tarde desta segunda-feira, 04 de fevereiro. Somente nesse primeiro dia de vistorias, foram fiscalizados o Ygarapé Eventos [espaço usado para festas]; o Corumbaense Futebol Clube [que promove bailes carnavalescos] e a Studim 1054 [mais tradicional boate da cidade]. Também integram a ação a Defesa Civil e Fiscalização de Postura, ambos da Prefeitura.

A vistoria se atenta ao projeto de prevenção e combate a incêndio e às rotas de fuga para garantir a segurança na evacuação. São checadas a abertura nas portas, se comporta a vazão em caso de evacuação de emergência; a parte estrutural do local; se tem o Habite-se [documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação local]; se o imóvel está legalizado e também o projeto elétrico.

“O Conselho Regional entra para verificar os engenheiros responsáveis pela construção, vemos os projetos elétricos, hidráulicos, sonorização; iluminação e a parte de combate a incêndio e pânico”, explicou o presidente do Crea-MS, Jary de Carvalho e Castro. Uma equipe da Fiscalização de Postura, da Prefeitura Municipal, conferiu a situação dos alvarás de funcionamento, bem como as licenças de meio ambiental; da Vigilância Sanitária e o Habite-se.

Por sua vez, os bombeiros se preocupam com a parte prática, explicou o tenente Fábio Pereira Lima, chefe da Seção de Serviço Técnico do 3º Grupamento de Bombeiros.

“Analisamos todos os requisitos necessários para segurança, que envolvem iluminação de segurança; saídas de emergência, extintores no local, se está tudo adequado ao projeto da obra original. O bombeiro verifica se tudo o que consta no projeto se encontra no local. Havendo discrepância ou falta de requisitos, o bombeiro não emite certificado de vistoria e correndo em conformidade, emite o certificado demonstrando que o local está apto e apresenta segurança para as pessoas. Se o estabelecimento tiver pendências, o Corpo de Bombeiros emite um laudo de exigência e dá um prazo para cumprimento. Se não for cumprido, o estabelecimento não recebe o certificado para funcionamento de sua atividade”, esclareceu.

As inspeções

Na boate, por conta da reforma no estabelecimento, a vistoria efetiva do local foi transferida para a manhã da terça-feira, 05 de fevereiro. Mesmo assim, o grupo percorreu as dependências da casa noturna fazendo anotações pontuais. O proprietário do estabelecimento, José Roberto Correia Martins, acompanhou a força-tarefa explicando as ações que são executadas.

O empresário explicou o que está sendo feito. “Já temos projetos de reforma. Estamos ampliando a saída para dar mais segurança, essa obra foi programada anteriormente. Temos como objetivo o conforto e a segurança de nossos clientes”, disse Martins. Ele complementou que as obras tiveram início em 21 de janeiro. “Nada está sendo feito agora, por causa de fatos ocorridos. Temos obras desde o fechamento da boate, no dia 21 para reforma”, argumentou.

O empresário afirmou ser extremamente favorável à inspeção, porque atesta a preocupação do estabelecimento em garantir segurança aos usuários. “Acho bom esse tipo de vistoria porque sou uma das poucas casas que têm hidrante, temos bomba [d’água] de 7,5 cavalos, um tanque de 10 mil litros, meus extintores estão em ordem. Me preocupo com a segurança e conforto dos meus clientes”, reforçou. A reforma implanta uma nova rota de fuga na boate.

No Ygarapé, a vistoria viu a necessidade de adequação do projeto inicial, que vai precisar conter a central de gás de cozinha existente na área externa do local. Gerente do empreendimento, Gerson Moraes, explicou que a política da empresa tem compromisso com a segurança da clientela. “A preocupação é com a segurança das pessoas que usufruem do nosso espaço. É importante o Crea vir aqui e apontar as necessidades para que possamos fazer as adequações solicitadas. O que tiver de ser feito será executado para conferir total segurança”, afirmou.

Os trabalhos da força-tarefa vão até 08 de fevereiro. Ainda serão visitados: Casa Blanca Eventos; Excalibur Eventos; Sertanejão e Medina Clube.

Diário Online/JE

força-tarefa, Crea-MS, Corpo de Bombeiros, minuciosa fiscalização, casas noturnas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens