Terça-Feira 07/10/2025 16:32

Álcool combustível é principal causa de queimaduras em Mato Grosso do Sul

Estado - Segurança Pública - Queimaduras em MS

Foto: Mayara Sá

O uso do álcool combustível para acender churrasqueiras é a principal causa de queimaduras em Mato Grosso do Sul. Segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa, 70% dos casos que dão entrada no hospital ocorrem com o uso de álcool de posto de gasolina. O Corpo de Bombeiros confirma que são muitas pessoas que se queimam com o uso do produto.

Apesar de não ter dados específicos da causa da queimadura, o tenente coronel Joílson De Paula diz que é comum a corporação atender casos de queimados com o uso do álcool.

Ele explica que, na maioria das vezes, o problema acontece porque as pessoas são imediatistas e optam pelo álcool combustível porque é mais inflamável e acende a churrasqueira mais rápido.

“A pessoa quer fazer o churrasco e não tem paciência para esperar a churrasqueira acender. Ai coloca o álcool de posto porque ele queima muito mais rápido”, afirma.

Ele explica que não é o líquido que queima e sim o gás formado do contato do álcool combustível com o carvão ou a madeira. E este gás ao acender acaba indo pra cima da pessoa. “Ao jogar o álcool no material forma-se um gás, ai quando coloca o fogo ele sobe, podendo queimar quem está perto”.

Foi assim que Mário de Souza Pimentel, 29 anos, de Maracaju, se acidentou. Ele conta que no dia do acidente, um primo viu que havia álcool de posto em uma garrafa pet e resolveu preparar o bife na chapa. Quando o primo foi acender a churrasqueira o fogo foi pra cima dele.

“Eu nem queria fazer nada. Ele insistiu. Quando vi o fogo veio para cima de mim e tomou conta do corpo todo. Sai correndo e os vizinhos gritavam: rola no chão, rola no chão”, lembra. Ele está há um mês internado e agora as cicatrizes estão ficando boas.

O jovem, que confirma ter comprado o álcool em garrafa pet no posto, diz nunca mais vai usar etanol para este fim. O colega de quarto, e também queimado com o bife na chapa, Anderson Oliveira da Silva, 16 anos, diz que não quer saber de churrsasqueiras acesas com etanol. Agora só carvão e álcool em gel.

O adolescente se acidentou em 5 de janeiro. A história dele é muito parecida com a de Pimentel. Ele diz que o cunhado estava manuseando o equipamento e que de repente veio um vento e o fogo foi para cima dele. O corpo do jovem ficou quase todo queimado. Ele precisou fazer enxerto de pele e aguarda a cicatrização para receber alta.

Apenas este ano 33 pacientes foram internados na Santa Casa de Campo Grande por causa de acidentes com fogo. As queimaduras, geralmente, de 2⁰ e 3⁰ graus, levam tempo para cicatrizar.

Em média, os pacientes ficam um mês internados. Em alguns casos, devido ao calor do fogo os órgãos internos são prejudicados e os pacientes ficam com sequelas permanentes.

O tenente coronel BM De Paula alerta para não utilizar nenhum material que não seja especifico para acender churrasqueiras. Segundo ele, nos supermercados existem produtos fabricados para este fim, e são esses materiais que devem ser utilizados. “Não recomendamos nenhum tipo de líquido combustível para acender churrasqueiras, apenas produtos atestados pelo Inmetro”, diz.

ABNT

Consultor técnico do Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes), Edson Lazaroto, lembra que a venda de álcool combustível em saquinhos ou em garrafas PET não é recomenda pela ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas) desde agosto de 2008.

A norma diz que a venda de combustível fora do tanque do veículo só pode ser feita utilizando-se recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento.

A ABNT não é um órgão regulador, é uma entidade privada responsável pela normalização técnica no país. Portanto, por se tratar de normas técnicas trata-se de uma recomendação de boas práticas, não havendo proibição. Assim, não é necessário haver fiscalização se as normas estão sendo seguidas ou não.

O Sinpetro recomenda seus afiliados que sigam as normas da ABNT, mas ressalta que se trata de norma por isso não cabe a eles verificar se a orientação está sendo cumprida ou não.

Liminar garantia venda

A proibição da venda do álcool líquido com mais de 54º Gay Lussac (43,3 INPM) é resultado de uma decisão judicial que reconheceu a legalidade da resolução RDC 46 de 2002 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que já havia proibido a venda do produto em sua forma mais inflamável. A medida está em vigor desde a última terça-feira (29/1).

Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/02 que proíbe a fabricação, exposição à venda ou entrega ao consumo, do álcool etílico de alta graduação, ou seja, acima de 54° GL.

Mas, logo após a publicação, uma entidade representativa do setor obteve uma decisão judicial que permitia aos s associados continuar comercializando o produto.

No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu pela validade da norma da Anvisa e publicou o Acórdão no dia 1º de agosto, com aplicação imediata.

A partir da decisão, a Anvisa concedeu um prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo, informando as associações do segmento. O prazo terminou em 28 de janeiro.

A medida atinge apenas o álcool líquido com graduação maior que 54° GL; dessa forma. O álcool nessa graduação só pode ser vendido na forma de gel.

Os produtos comercializados para fins industriais e hospitalares continuam liberados. Também pode ser comercializado para o consumidor final o álcool líquido com teor maior que 54° GL em embalagens de no máximo 50 mililitros.

A decisão judicial ainda poderá ser contestada em tribunais superiores. A fiscalização da medida cabe às vigilâncias sanitárias locais e deve ser feita dentro da rotina de cada município.

Mayara Sá/Mídia Max News/JE

uso do álcool combustível, churrasqueiras, causa de queimaduras, Santa Casa

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens