Quarta-Feira 05/11/2025 20:49

Comitê da Verdade de MS pede apoio ao governo do Estado

Estado - Ações Coletivas - Comitê da Verdade

Foto: Beatriz Andrade

A governadora em exercício, Simone Tebet, recebeu do Comitê Memória Verdade e Justiça (CMVJ/MS) pedido de apoio institucional do Governo para criar oficialmente a Comissão Estadual Memória, Verdade e Justiça e para propiciar condições de funcionamento do comitê.

A entidade, criada em assembleia geral pública em maio de 2011, em Campo Grande, já vem realizando trabalhos para esclarecer fatos e violações dos direitos humanos que ocorreram no período de 1946 a 1988, tanto no antigo Estado de Mato Grosso quanto no atual Estado de Mato Grosso do Sul, em articulação com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada também em 2011 por lei aprovada no Congresso e sancionada pela presidente Dilma Roussef.

Em audiência com Simone nesta terça-feira (29), representantes de algumas das entidades que integram o comitê estadual apresentaram pedido de parceria, com dois objetivos principais: instituir legalmente a Comissão e dar condições de estrutura física para o funcionamento do atual comitê.

Simone encaminhou as solicitações inicialmente para a Consultoria Jurídica do Poder Executivo, para emissão de parecer legal que permita o assunto ser colocado rapidamente para discussão com o governador André Puccinelli no seu retorno à chefia do Executivo.

A governadora em exercício recebeu no gabinete os representante da Comissão Regional Justiça e Paz/CNBB, Lairson Palermo (coordenador do CMVJ/MS); da Fundação Astrojildo Pereira, Fausto Matogrosso; da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Joatan Loureiro; da ONG Azul, Marco Aurélio Portocarrero Naveira; e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Jorge Fernandez.

 

No encontro e em documentação entregue a Simone Tebet, os membros do Comitê relataram o trabalho que já vem sendo feito e pediram que o Governo do Estado seja parceiro na iniciativa de instituir oficialmente, por lei, decreto ou outro instrumento, a Comissão Estadual Memória, Verdade Justiça.

A intenção é ter essa entidade constituída para atuar, de forma tripartite (Governo, Legislativo e a Comissão) no esclarecimento de fatos que atentaram contra os direitos humanos e que ocorreram ainda antes da divisão do Estado e posteriormente, já como Mato Grosso do Sul.

O Comitê pede também apoio financeiro do Estado à Comissão até maio de 2014, quando prevê o encerramento da primeira fase dos trabalhos.

Outra demanda é quanto a estruturar um espaço físico para funcionamento do Comitê, que está provisoriamente instalado em um imóvel na Vila dos Ferroviários.

Uma sugestão da entidade é utilizar as instalações do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, administrado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, Simone Tebet manifestou apoio aos membros do Comitê, apontou que considera o assunto uma prioridade e disse que considera um avanço a instituição da comissão em nível estadual.

Para a governadora, a criação da Comissão Nacional da Verdade, somente contando com um pequeno grupo baseado em Brasília, não atenderia a real necessidade de atuação para a qual foi criada.

Esse posicionamento vai ao encontro da iniciativa das entidades estaduais, que, conforme dossiê entregue a Simone, vêm promovendo uma série de articulações para as investigações em nível local das violações dos direitos humanos antes da redemocratização do País, e buscando apoio da entidade nacional.

Conforme a CMVJ, a entidade conta, na Coordenação Executiva, com as seguintes entidades: Comissão Regional de Justiça e Paz/MS - CNBB Regional Oeste 1; Diretório Central dos Estudantes da UFMS; Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Marçal de Souza”; CUT/MS; Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares; Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Fundação Perseu Abramo; Fundação Maurício Garbois; Fundação Astrogildo Pereira; Fundação Ulisses Guimarães; e Diretoria de Direitos Humanos da UNE.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

governadora em exercício, CMVJ/MS, apoio institucional, condições de funcionamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens