Quarta-Feira 05/11/2025 11:43

Projeto dá exatidão a medidas e vira referência

Estado - Agronegócio - Sistemas de Informações Geográficas

Imagem:Aprosojams.org.br

A área e a produtividade da soja e do milho, variáveis que determinam a safra nacional, vêm sendo medidas com exatidão cada vez maior a partir de programas que misturam imagens de satélite e levantamentos de campo. Mato Grosso do Sul está implantando o Sistemas de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), programa que serve de referência para outros estados, inclusive Mato Grosso, o maior produtor nacional de soja. A iniciativa é da Federação da Agricultura (Famasul) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MS).

O Siga começou a ser implantado na safra de 2009, quando Mato Grosso do Sul plantava cerca de 1,6 milhão de hectares de soja e milho. Logo naquele ano, detectou 100 mil hectares a mais de lavouras. Na safra atual, quando o estado passa pela primeira vez de 2 milhões de hectares plantados no verão, o programa chega à fase de estruturação. O tamanho das lavouras foi medido no plantio e, agora, os técnicos estão voltando a campo para conferir in loco a condição de cada área.

A precisão técnica é de 97% para a projeção da área da soja, afirma o coordenador do projeto, o agrônomo Leonardo Carlotto. A respeito da área de milho, o grau de acerto é calculado em 69%. Para a cana e o algodão são 92%.

A Famasul contratou uma empresa especializada na interpretação de imagens de satélite e vem investindo R$ 110 mil ao ano no serviço. Os técnicos vão a campo para alimentar o programa. A equipe chega a georreferenciar 500 pontos por dia, colhendo informações que desvendam o que há no mapa formado pelas fotos obtidas do espaço. Nesta safra, os técnicos devem marcar 20 mil pontos geográficos em todas as regiões produtoras de grãos do estado – 4 mil a mais do que em 2011/12.

A viatura do Siga percorre praticamente todas as estradas do estado e, de 500 em 500 metros, os técnicos marcam sua posição geográfica e as culturas existentes à esquerda à direita da via. Essas anotações são processadas e usadas para distinguir as áreas de soja e milho nas imagens de satélite, pelo número de pixels. Numa primeira fase, os dados de campo servem para treinamento de um programa eletrônico, que passa a diferenciar cada cultura automaticamente.

Os dados mostram a expansão da produção de grãos em municípios como Bandeirantes (Centro-Norte), onde a área da soja teria passado de 27 mil (2011/12) para 35 mil hectares (2012/13). O programa que usa imagens de satélite não dispensa entrevistas com produtores, relatam os técnicos Dany Corrêa e Reinaldo Brito, que fazem o trabalho de campo e auxiliaram a Expedição Safra Gazeta do Povo no estado.

Numa das regiões mais produtivas de Mato Grosso do Sul, a de Dourados (Sudoeste), houve lavouras que enfrentaram três veranicos nesta temporada, com perdas na produtividade da soja de 10% a 50%. Segundo Corrêa, as quebras ocorrem em áreas localizadas e devem se tornar menos expressivas com o avanço da colheita. Conforme o Siga, o estado ainda pode alcançar média de 3 mil quilos por hectare.

José Rocher/CNA/RMC

Expedição Safra, Famasul, Hectares, Aprosoja/MS, Siga, Georreferenciar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens