Quarta-Feira 08/10/2025 10:32

Acordo do royalty da soja, aceito por MS, é criticado por MT

Estado - Agricultura - associações de produtores rurais

Imagem:pantanalnoticiasms.com.br

A Monsanto anunciou ontem ter feito um acordo com importantes associações de produtores rurais do Brasil que suspende a cobrança de royalties referentes à soja Roundup Ready 1 a partir da safra atual (2012/13).
Mas o acerto foi questionado por entidades representativas dos agricultores de Mato Grosso, o principal Estado produtor brasileiro da oleaginosa, uma vez que o acordo só vale se os produtores pagarem royalties referentes a safras passadas.
Os produtores de Mato Grosso dizem que a patente da RR1 venceu no segundo semestre de 2010 e estão em uma disputa judicial contra a multinacional sobre o pagamento de royalties dessa tecnologia.
Já a Monsanto acredita que teria o direito de cobrar pela tecnologia até 2014. A companhia, no entanto, concordou em abrir mão dessa cobrança para aqueles produtores que aderirem ao acordo anunciado nesta quarta-feira.
“Também serão liberados do pagamento dos royalties da primeira geração de soja Roundup Ready nas safras 2012/2013 e posteriores, reiterando a concordância com os valores pagos nas safras anteriores”, disse a companhia em nota.
O acordo, acrescentou a Monsanto, também visa apoiar a introdução da próxima geração de produtos, como a soja Intacta RR2 PRO, que oferece proteção contra quatro lagartas que atacam a cultura da soja e tolerância ao herbicida glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready (RR).
A RR1 não oferece proteção contra insetos.
Segundo a Monsanto, os produtores que aderirem ao acordo obterão uma licença que permitirá a eles adquirir soja Intacta RR2 Pro, de segunda geração, que deverá estar disponível na safra 2013/2014.
Agricultores de Mato Grosso que não aderirem ao acordo também não estariam impedidos de receber a nova tecnologia, desde que eles assinem o termo de licenciamento da Intacta.
Ao ser questionado pela Reuters, o diretor de Estratégia e Gerenciamento de Produtos da Monsanto, Márcio Santos, disse que “não tem nada que impeça ele de assinar se ele estiver em disputa (judicial)”.
A nota da Monsanto disse ainda que o acordo “confirma o apoio ao sistema de cobrança que garante que as empresas de biotecnologia sejam remuneradas cada vez que a tecnologia é utilizada pelo agricultor...”.
DISCORDÂNCIAS
O acordo foi assinado com as federações de agricultura da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins, que respondem por 70 por cento da produção de soja do Brasil, segundo nota da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Por outro lado, a Federação de Agricultura de Mato Grosso e a Aprosoja, que reúne os produtores de oleaginosa no Estado, comunicaram que não aceitam o acordo proposto pela multinacional de biotecnologia.
Isso após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso decidir provisoriamente no final de dezembro que a Monsanto poderia retomar a cobrança de royalties pela soja Roundup Ready no Estado, mas com os valores sendo depositados judicialmente, até que o julgamento do caso.
Em ação movida pelos produtores de Mato Grosso, eles pedem também que a Monsanto devolva, “em dobro, valores cobrados indevidamente pela Monsanto, a título de royalties, desde o vencimento das patentes relativas às tecnologias RR”.
“Como cidadãos, somos sempre cobrados para cumprir as leis. Só queremos que a empresa multinacional Monsanto cumpra o que prevê a lei brasileira”, disse em nota o presidente da Famato, Rui Prado.
As entidades de Mato Grosso recomendam que os produtores não assinem tal acordo com a Monsanto para não abrir mão de seus direitos sobre os valores pagos indevidamente no passado nem sobre as futuras cobranças que possam vir a acontecer. “Entretanto entendemos que esta decisão é individual”, acrescentou a Famato.
A soja RR1 é amplamente plantada no Brasil. Já a RR2 ainda não foi lançada comercialmente, embora tenha sido aprovada por importantes mercados, com exceção da China, o maior comprador global.
Para a CNA, o acordo fechado com a Monsanto é vantajoso para o setor.
“Os débitos (referentes a safras anteriores) são relativamente pequenos, pois quando o produtor entrega a soja no armazém já desconta o royalty da Monsanto”, disse Rosemeire Santos, superintendente técnica da CNA à Reuters.
Questionada se houve racha com a Famato e Aprosoja-MT, a técnica discordou.“Não houve uma divergência, ele entenderam que, como entraram com ação na Justiça, não retornariam... A CNA avalia que é mais vantajoso fechar o acordo, a discussão da Justiça não vai terminar agora”, declarou ela.

Reuters (Por Fabíola Gomes e Roberto Samora)/RMC

Roundup Ready, CNA, Judicial, Aprosoja-MT, Tribunal de Justiça, RR2 PRO

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens