Segunda-Feira 13/10/2025 11:38

Trabalhadores cruzam os braços e paralisam obras da UFN III

Ações Coletivas - Mobilização de Trabalhadores

Foto: Arthur Freire

Cerca de três mil trabalhadores que prestam serviço para o consórcio responsável pela construção da fábrica de fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas cruzaram os braços e paralisaram as obras.

A mobilização começou na tarde de terça-feira e continuou durante todo o dia de ontem. O movimento é liderado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem Industrial do Mato Grosso do Sul (FETRICOM/MS) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), ambas filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ontem à tarde, os representantes sindicais realizaram uma assembleia com os trabalhadores para ouvir as reivindicações dos operários. Um documento foi formalizado e será entregue hoje para os representantes do consórcio. Caso as empresas não acatem as solicitações, os trabalhadores irão aderir à greve.

“Vamos aguardar até hoje. Se as empresas não derem uma resposta e não nos chamarem para uma negociação, será publicado um edital com um indicativo de greve”, disse o representante da Conticom, Valdemir de Oliveira.

Ele informou que a paralisação foi iniciada, uma vez que o consórcio não cumpriu uma série de compromissos firmados com os trabalhadores. Entre eles, o não pagamento de horas extras e “in itinere”.

“Os trabalhadores acordam às 4h e chegam à empresa às 6h, mas não recebem pelo horário do trajeto, dentro do ônibus.

O mesmo ocorre na volta. Além disso, as empresas prometem uma coisa para os trabalhadores que moram fora, e quando chegam aqui, é outra”, disse Gelson Brito Frazon, representante da comissão de negociação do movimento.

Os trabalhadores reclamam ainda das péssimas condições de trabalho e da falta de estrutura no alojamento em que eles ficam, na cidade de Brasilândia.

“Não existe água potável, é todo sujo, não há uma limpeza diária, as condições são precárias. Sem contar que não tem sinal de celular e os trabalhadores ficam sem se comunicar com seus familiares. Isso é inadmissível, já que a família mora tão longe”, acrescentou Frazon.

Outra reclamação dos operários é em relação à quantidade de dias a que eles têm direito de folga para ver a família. “Os trabalhadores ficam três meses sem ver a família e, quando isso acontece, a empresa dá quatro dias, incluindo o sábado e o domingo. Isso é um absurdo, porque essas pessoas moram em estados muito distante daqui, como Bahia, Pernanbuco, entre outros, e quando eles retornam, se passa do dia estabelecido, o desconto vem no pagamento”, comentou Gelson Brito Frazon.

Há três meses, segundo Waldemar de Oliveira, os trabalhadores estão procurando os sindicatos que representam a categorias em Três Lagoas, mas nenhum representante compareceu para ouvir as reivindicações dos operários. Por esse motivo, eles acionaram a FETRICOM/MS e a Conticom.

“São questões fáceis de ser resolvidas, não havia a necessidade dessa paralisação, mas como os sindicatos de Três Lagoas não apuraram as denúncias feitas pelos trabalhadores, a coisa foi acumulando”, disse Valdemir de Oliveira.

Ana Cristina Santos/JPTL/JE

trabalhadores, construção da fábrica, Petrobras, obras paralizadas, mobilização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens