Sexta-Feira 11/07/2025 12:19

Mais de 200 empresas recebem visitas do Prolocal em Caarapó

Desenvolvimento - desenvolvimento

Para elaborar o plano de ação que visa promover o desenvolvimento de Caarapó o mutirão do Projeto Sebrae de Desenvolvimento Territorial de Mato Grosso do Sul (Prolocal) esteve nesta sexta-feira em 232 empresas do comércio local. Durante as visitas, os profissionais aplicaram um questionário que tem o objetivo de levantar as principais necessidades e identificar as características do setor no município.

Na tenda instalada na Praça, 44 pessoas foram atendidas pelo Sebrae e 13 decidiram ali mesmo formalizar o seu negócio. Como fez Andréia de Carvalho Prado, que está com o seu empreendimento aberto há 10 dias na cidade, uma casa especializada na venda de empadas. “Fiquei muito interessada, recebi informações e já me formalizei”, comenta.

Ela está confiante no sucesso do negócio. “Já estamos com um fluxo grande de pessoas, buscamos como diferencial a especialidade em empadas e somos os únicos na cidade”, diz. Antes de iniciar no mercado Andréia esteve numa empadaria de Santa Catarina para conhecer o ramo. “Caarapó está crescendo, tem muita gente de fora, acredito que há espaço para mim”.

A pastelaria da Priscila Matos Passos já está instalada na cidade há um ano e meio e o movimento é crescente, segundo a empresária, que trabalha em parceria com a mãe. “Busco informação com os meus clientes sobre suas preferências, testamos recentemente uma nova farinha que deu melhor resultado na fritura do pastel. O pessoal comenta que gosta daqui pela higiene e qualidade”, afirma.

O controle da venda é feito no caderno de caixa. “Minha mãe entende de fazer o pastel, eu atendo e vendo e meu pai cuida da parte financeira, está dando certo”. No comércio de roupas usadas desde 2006, Nereu Osmar Furlan desperta atenção pela postura empreendedora. Sempre trabalhou no varejo, como funcionário e decidiu ter o próprio negócio quando o irmão quis vender sua firma. “Empreguei aqui uma proposta diferenciado. Vendo com preço mais acessível, priorizando a venda à vista”, esclarece.

No entanto, ele explica que caso o cliente prefira parcelar tem a opção de utilizar cheque e cartão de crédito. “Atendo mais as classes C, D e E e dou condição para que meu cliente pague sem ter que prolongar em várias parcelas sua dívida”. Ele busca informação de mercado com foco no perfil de seu consumidor. “Não espero fornecedor, sei o que meu cliente quer e vou até os locais onde encontrarei o que preciso e trago para a loja”. Recentemente aumentou para cinco o número de funcionários, alugou um espaço maior para atender a clientela e em três anos planeja operar em prédio próprio.

O Donizete Machado da Silva tem um ‘lojão’ de roupas usadas. Desde quando abriu a empresa, em 2003, pra cá percebe que o mercado de Caarapó mudou. “Melhorou. Desde que as usinas se instalaram na região, aumentou a oferta de emprego, o pessoal da comunidade indígena agora trabalha na cidade e compra aqui e também os empregados da indústria”, avalia.

Para anunciar as novidades e ampliar o número de compradores, faz anúncio nas rádios locais e utiliza o som de seu carro pelas ruas da cidade. “No inverno vendo mais, é só esfriar que as vendas crescem, então já preparo meu estoque neste período”.

Apostando em novidade para o mercado de Caarapó, Odailson Santana Ramos, abriu há quatro meses uma serralheria em PVC. “Ninguem na cidade conhecia o serviço, então demoramos a ter um retorno financeiro, mas agora que já fizemos vários projetos e perceberam a qualidade do produto terei que me planejar para atender aos pedidos que se multiplicaram”, comemora.

A visita do Sebrae nesta sexta-feira em Caarapó encerrou com o lançamento do Prolocal na Câmara Municipal com a presença de autoridades locais, do diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, do prefeito Mateus Palma de Faria, do presidente da câmara municipal, vereador Mario Valério, representantes de sindicatos, empresários e comunidade.


 

ms noticias

desenvolvimento, Caarapó, mutirão

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens