Quarta-Feira 24/09/2025 22:12

Clientes continuam “sofrendo” nas filas dos bancos

Estado - População - Filas Grandes

Foto: Arthur Freire

Entra ano e sai ano, a população continua sofrendo nas filas de bancos em Três Lagoas. Apesar da fiscalização e de algumas autuações feitas pelo Procon junto às agências bancárias, a Lei dos 15 minutos continua sendo descumprida na cidade.

Além de permanecerem em filas quilométricas do lado de fora das agências, expostos às intempéries, como sol quente e chuva, os clientes ainda são obrigados a aguardar horas dentro dos bancos, muitas vezes em pé, em busca de atendimento.

A maioria dos clientes reclama da falta de agências bancárias em Três Lagoas e da estrutura dos bancos atuais, que não comportam grande quantidade de pessoas dentro dos prédios. Ontem, por exemplo, as filas dentro e fora das agências bancárias eram enormes.

Morador do bairro Paranapungá, Valter Siqueira disse que todas as vezes que precisa ir aos bancos enfrenta esse problema. Ele, assim como um grande número de pessoas, estava na fila da Caixa Econômica Federal aguardando para ser atendido.

“É um verdadeiro descaso com a população. Aqui não existe fila preferencial. Os idosos, gestantes, todos ficam em fila única. Além de termos que esperar horas do lado de fora, ainda aguardamos mais não sei quanto tempo dentro da agência. Além disso, alguns funcionários são despreparados para atender à população. Eles vêm aqui fora, passam uma informação e quando chega lá dentro, é outra coisa. Às vezes, não há nem necessidade de enfrentar fila”, desabafou.

No Banco Itaú, a situação também era bem crítica ontem de manhã. Do lado de fora, a fila chegava quase à esquina da rua Bruno Garcia. Vários trabalhadores que prestam serviço para as grandes indústrias estavam no local em busca de um atendimento.

Sandro dos Santos era um deles. Na opinião do trabalhador, as agências bancárias de Três Lagoas deveriam abrir mais cedo.

“Aqui o funcionamento começa às 10 horas, enquanto que lá no Estado de São Paulo já são 11 horas. Deveria abrir às 8 horas”, frisou. Vários trabalhadores que aguardavam na fila ressaltaram que isso ocorre porque em Três Lagoas existem poucas agências bancárias.

Segundo eles, cada instituição financeira deveria ter, no mínimo, duas agências na cidade para evitar aglomeração. O mesmo foi reforçado por Marineusa dos Santos, moradora do bairro Interlagos. “Todo começo do mês é isso”, frisou.

LEI

De acordo com a lei municipal 1.961 de 2005, as agências em Três Lagoas deverão distribuir senhas numeradas, datadas e com a hora exata da entrada do cliente no estabelecimento e de atendimento junto ao caixa.

A lei permite que, em dias de pagamento dos funcionários públicos, o tempo seja ampliado para 18 minutos e, após feriados prolongados, para 20 minutos.

O cliente que não for atendido dentro desse prazo pode denunciar ao Procon local, em, no máximo, sete dias, com a comprovação da denúncia.

As instituições bancárias que não cumprirem a lei sofrerão punições que vão de advertência a multas e até a cassação do alvará de funcionamento, após a quinta reincidência.

A reportagem do Jornal do Povo tentou falar ontem com a diretora do Procon para saber como será a atuação do órgão neste ano em relação ao atendimento nas agências bancárias, mas foi informada de que ela estava viajando.

Ana Cristina Santos/JPTL/JE

população, filas de bancos, fiscalização, autuações feitas, Procon, agências

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,389
Euro 6,322
Franco suíço 6,770
Yuan 0,757
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens