Quinta-Feira 09/10/2025 08:14

Avicultores interrompem atividades por falta de compradores em MS

Estado - Agropecuária - Cultivo de Aves

Foto: Globo Rural

Os avicultores de Terenos, no sul de Mato Grosso do Sul, pedem ajuda para renegociar as dívidas. Sem ter para quem fornecer, eles tiveram que interromper a atividade e só restaram financiamentos em atraso.

O agricultor Vitacir Fantini, que prepara as mudas de guariroba, foi um dos pioneiros na produção de aves em Terenos, município que fica 30 quilômetros de Campo Grande.

A cada dois meses, 75 mil animais saem dos três galpões de criação para o frigorífico. Ele diz que os problemas começaram há quatro anos.

O único frigorífico de frangos, que ficava em Campo Grande, abriu falência. Outra empresa, que assumiu o compromisso com os produtores, ficou apenas um ano e sem contrato direto de fornecimento. Faltou ração e animais para engorda.

Alguns produtores firmaram uma parceria com outro frigorífico, que fica no sul do estado, para tentar continuar com a criação, mas a distância para o transporte dos animais acabou inviabilizando o negócio e restaram dívidas para os 46 produtores da região de Terenos. Vitacir Fantini não tem como pagar os R$ 70 mil que deve ao banco.

O criador Valdomiro Fantini, que nunca havia cuidado de vacas leiterias, tem 22 animais que sobraram para ocupar os dez hectares reservados para a criação de aves.

O galpão de 1,2 mil metros quadrados construído em madeira de qualidade ficaram apodrecendo. “Eu estou tirando para o sustento meu e da minha família. Eu tenho que melhorar”, diz.

Para manter a família, o criador destruiu dois barracões que já tinham sido pagos. Um deles virou estufa para o plantio de pepinos e pimentões.

No outro foi instalado um sistema de irrigação onde crescem tomates que o agricultor pretende vender na região. Nada pode ser vendido no galpão que ainda pertence ao banco.

O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário das Colônias de Terenos, Marcos Alberto Nucci, possui um documento no qual pede ajuda para a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e Secretaria Estadual de Produção. Além de incentivos para que outras empresas vão para a região, os produtores querem a renegociação das dívidas.

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul informou que já trabalha junto com a Secretaria de Produção do estado para buscar alternativas para resolver o problema e viabilizar novamente a avicultura na região.

Globo Rural/JE

avicultores, Terenos, ajuda, renegociação de dívidas, atividades interrompidas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens