Quinta-Feira 09/10/2025 23:07

Folia de Reis começa dia 26 em Três Lagoas

Estado - Cultura - Folia de Reis

Foto: Arthur Freire

O presépio decorado com muitas fitas coloridas, montado logo na entrada da casa, demonstra que o mestre da Folia de Reis “Os Castilhos”, Waldemar Martins Castilho, 71, é devoto dos Três Reis Magos. Paciente, ele contou à equipe de reportagem do Jornal do Povo que está à frente do grupo há 48 anos. Começou ainda menino quando ia aos festejos junto com o pai. “Somos seis irmãos, mas somente eu dei continuidade à tradição, que se iniciou com meu avô”, disse.

Na verdade, segundo Castilho, tudo começou depois de uma promessa. Ele tinha problemas de saúde, e o pai prometeu ao Reisado que se o filho obtivesse a cura seria um futuro cantador de Folia de Reis. “Sou a prova da fé. Cantar Folia de Reis é meu jeito de seguir a Deus. O Santo Reis é muito milagroso”.

O mestre é tão agradecido que faz questão de dividir as bênçãos com os três-lagoenses. Todo o final de ano ele usa, integralmente, o 13º salário no grupo “Os Castilhos”.

A verba é utilizada na compra de fitas de cetim, reposição de peças de uniforme, instrumentos, entre outros utensílios. Nas fitas, ele faz questão de escrever à mão uma mensagem de otimismo, algo que fale de paz, fé, prosperidade etc. Essas fitas são deixadas nas casas por onde a folia passa.

Neste ano, o período da cantoria que leva a benção da Folia será de 26 de dezembro a 6 de janeiro. De acordo com Castilho, o grupo visita em média, por dia, 17 casas na cidade. Já na zona rural, o número cai para nove, em razão da distância entre um sítio e outro.

“Na roça, percebo que a tradição da Folia de Reis está mais viva do que na cidade. Eles fazem questão de segurar a bandeira, de pendurar uma fita na porta. É uma fé boa de compartilhar”, contou. E disse também que os sitiantes ressaltam que a passagem da Folia na propriedade traz prosperidade, saúde e paz. “Sempre pedem para colocar uma fita no curral dos animais”, frisou.

O grupo “Os Castilhos” passa por onde é convidado. Conforme disse o mestre, a folia não pode voltar pelo mesmo lugar de onde veio, por isso é uma grande responsabilidade montar o trajeto. Disciplinado e por conta da idade, ele só anda durante o dia.

O mestre descreve-se como um repassador de história. Para manter a tradição familiar da Folia, Castilho já envolveu o filho caçula no grupo.

A esposa também é uma grande colaboradora, principalmente com a preparação do jantar de encerramento. É que faz parte dos festejos realizar no fim das andanças a reza do terço, jantar e baile. A data da festa de encerramento deste ano ainda não foi definida. Provavelmente, será no dia 12 de janeiro no rancho West Country.

É comum que as famílias que recebem as bênçãos da Folia de Reis façam doações de alimentos ou dinheiro como forma de agradecimento. Os donativos são utilizados na preparação da festa de encerramento.

História

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades e festejos populares, dentre eles os Congados, a Folia de Reis, o Império do Divino, o Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Ana Lilian Guimarães/JPTL/JE

presépio decorado, fitas coloridas, entrada da casa, Folia de Reis, reportagem

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens