Quinta-Feira 09/10/2025 19:35

Lei Geral beneficia mais de 50 mil empresas no MS

Estado - Ações Judiciais - Lei Geral

Foto: diariodamanha.com

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, instituída no Brasil em 2006, prevê tratamento diferenciado a micro e pequenas empresas de todo o país. No Mato Grosso do Sul, até agora, 63 municípios possuem as normas regulamentadas e 17 deles cumprem de fato todas as exigências previstas na Lei Complementar nº 123/06.

 

Segundo dados do Sebrae no MS, isto significa benefícios a 53.629 empreendimentos, que geram 357.275 postos de trabalho e influenciam uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas.

 

“Ao cumprir esta obrigação promove-se o dinamismo da economia, com melhoria na qualidade de vida do cidadão, já que surgem oportunidades de negócios e consequentemente maior número de pessoas com carteira assinada”, destaca Jorge Tadeu Veneza, técnico da entidade no Estado.

 

As evidências analisadas pelo Sebrae para constatar se o município tirou ou não a lei do papel compreendem desde decretos e editais de licitação, que preveem tratamento especial às empresas de pequeno porte nas compras governamentais, até parcerias com entidades com o objetivo de promover treinamentos; entre outras formas de incentivo aos empresários.

 

Papéis fundamentais

 

Função prevista também em lei está o Agente de Desenvolvimento, responsável por promover as ações de apoio aos pequenos negócios. “Onde atua efetivamente esse profissional, tem uma família vivendo melhor. Acreditamos que são os responsáveis por colocar na agenda do prefeito ações de desenvolvimento pela inclusão produtiva”, destaca Cláudio Mendonça, diretor superintendente do Sebrae no MS.

 

Incorporada ainda à legislação anos depois, a figura do empreendedor individual representou mais uma vitória, desta vez, àqueles que empreendiam na informalidade. Hoje, Mato Grosso do Sul conta com 42.795 pessoas que se enquadram nesta modalidade.

 

Reconhecimento

 

Durante a ExpoCidades, Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios, que aconteceu no início deste mês em Campo Grande, prefeitos dos 17 cidades sul-mato-grossenses que atenderam às normas receberam o ‘Selo de Implementação da Lei Geral’.

 

“Estamos homenageando aqueles que conseguiram priorizar os pequenos negócios como grande gerador de empregos”, destacou na ocasião o diretor superintendente do Sebrae no MS, Cláudio Mendonça.

 

Receberam a homenagem os líderes municipais das seguintes localidades: Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Bodoquena, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Nioaque, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Sidrolândia e Sonora.

Josemil Arruda/MS Notícias/JE

Lei Geral, Micro e Pequenas Empresas, tratamento diferenciado, MPEs

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens