Segunda-Feira 13/10/2025 16:13

MS está entre os Estados com maior número de mortes violentas de jovens, segundo IBGE

Estado - Pesquisa - Mortes Violentas

Foto: phnewsms.blogspot.com

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta segunda-feira (17) apontam que 68,9% dos jovens do sexo masculino entre 15 e 24 anos morrem de forma violenta no Mato Grosso do Sul. Entre as mulheres, o número é de 33,1%. Essas mortes envolvem acidentes de trânsito e homicídios.

Em 2011, foram registrados nos Cartórios do Brasil 111.546 óbitos violentos ocorridos no ano por lugar de residência, o que significa um crescimento de 1,3% em relação ao ano de 2010. O aumento dos registros de óbitos violentos ocorreu nas Regiões Nordeste (5,5%) e Centro-Oeste (6,9%).

Conforme a pesquisa, os óbitos resultantes de causas violentas ou acidentais têm implicações importantes no que se refere à qualidade da informação registrada, bem como o impacto para o sistema de saúde.

As mortes por causas externas são o terceiro principal grupo de causa de óbitos na população em geral e a primeira entre os jovens de 15 a 24 anos.

Quanto ao local de ocorrência do óbito, observa-se que 68,1% dos óbitos ocorreram em hospitais e outros 20,6%, em domicílios. Pela sua natureza, 35,3% daqueles classificados como violentos ocorreram em hospitais. Óbitos violentos ocorridos em via pública (37%) e no domicílio (13,7%).

Sobre às mortes violentas de jovens de 15 a 24 anos de idade, os resultados da pesquisa mostram que a proporção chega a 75,4%, em Alagoas, no caso dos homens, porém é um fenômeno que abrange todos os estados.

Infância e juventude

O Promotor da Infância e Juventude Sérgio Harfouche avalia que estes números refletem a falta de limites e controle dos pais, fazendo com que estes jovens se tornem vulneráveis.

“É comum hoje em dia ver nestas festas que fazemos um forte trabalho de restrição aos menores de idade, meninas muito com roupas extremamente provocante e o abuso do álcool.”.

Existem, no ramo do Direito, as pseudo-garantias, que remetem a proteção das garantias individuais. Por exemplo, em uma sala de aula, um jovem deliquente provoca diversos problemas.

Nesta situação, o direito de todos os alunos e professores que são agredidos física e psicologicamente é suprimido pela individualidade do menor delinquente, que não pode ser punido.

O promotor avalia ainda que o número de caso de violência nas escolas, após a influência do Conselho Tutelar teve uma redução em 80% dos casos, após a participação dos pais nos problemas com os jovens.

“O que estamos fazendo está no caminho certo. Identificamos que os casos de agressões por parte de alunos do 1º ao 9º ano é cerca de 23% superior ao de alunos das séries mais avançadas. E nesse casos, a agressão moral é muito maior.”.

Harfouche explica quem no próximo dia 20 será realizada uma reunião com a Secretaria de Educação para discutir formas de dar continuidade ao trabalho de fiscalização do consumo de álcool por jovens. Ele explica que parte do projeto se inspira no “Balada Segura”, criado no Rio Grande do Sul e que é direcionado às escolas.

“Identificamos que 80% dos jovens atendidos nas Uneis são evadidos das escolas. A vida está banal para os adolescentes. O Brasil é o quarto país do mundo em mortes violentas de adolescentes. Estes números superam o Iraque. Precisamos atuar dentro das escolas para conscientizar estes jovens.”.

Eduardo Orácio/Mídia Max/JE

Dados do IBGE, jovens, sexo masculino, morte violenta, acidentes de trânsito

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens