Domingo 16/06/2024 23:52

Revitalização de fachadas dá ‘nova cara’ a prédios históricos em Corumbá

Obras - Renovação de Construções

Foto: Diário Online

Uma riqueza que nem mesmo quem a detinha a conhecia. Assim pode se resumir a razão do contentamento do comerciante Mohammad Abdel Majid Beirat ao visualizar a nova fachada da sua loja de confecções na área central de Corumbá.

Ele foi um dos primeiros proprietários de prédios considerados de valor histórico, localizados na área de entorno do Casario do Porto Geral, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, a concluir a revitalização da fachada dentro da segunda fase do programa “Corumbá a Olhos Vistos”.

Desenvolvido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), juntamente com o Ministério Público Federal e contando com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, o Programa tem por objetivo realizar a despoluição visual de prédios e segue até outubro de 2013 com prazo para que proprietários de imóveis realizem adequações necessárias a fim de manter o traçado arquitetônico histórico.

Com desenhos e detalhes singulares, a parte frontal da loja Novittá Modas passou a atrair muito mais olhares de quem circula pelo centro comercial da cidade. A obra, que demorou menos de um mês, deixou revelar formas que nem mesmo o proprietário do imóvel conhecia.

“Acredito que tinha ido uma única vez lá em cima em 17 anos, nunca tinha reparado na beleza, nas formas que estavam por trás do letreiro”, disse Mohammad ao qualificar os traçados arquitetônicos como “uma verdadeira obra de arte”.

O receio que o comerciante apresentava na época em que o IPHAN propôs a revitalização, hoje, foi substituído pelo orgulho de possuir uma das mais belas fachadas da área central. Ele afirma que o investimento valeu a pena tanto do ponto de vista pessoal como comercial.

“Tem muita gente vindo aqui tirar fotos, passam e elogiam a reforma, além do que, percebi que tem pessoas que acabam entrando na loja, querendo conhecer, atraídas pela fachada que vem se destacando”, disse ao lembrar que cada cidadão é responsável por tornar sua cidade mais atraente.

“A cidade não pode perder sua história, é preciso conservar o que foi feito, é o nosso dever. Se uma cidade não tem passado, ela não tem futuro. É preciso vigiar, cuidar daquilo que nos foi deixado como herança”, avaliou Mohammad.

Histórico e contemporâneo

Outro prédio que também está se adequando ao contexto da revitalização das fachadas é o da loja Hering, cujo proprietário Imad Badere Machini, resolveu se antecipar à terceira fase do Programa Corumbá a Olhos Vistos.

“Já estou antecipando porque sei que vai chegar uma nova etapa e eu seria notificado para adequação. Me antecipei para quando chegar essa nova etapa estar tudo pronto”, disse ao lembrar que seu estabelecimento já sofreu influências de outras épocas e por isso guardou poucos elementos de cunho histórico, razão essa pela qual o projeto aprovado pelo IPHAN primou por manter os traçados antigos numa mescla com o contemporâneo.

“Na seção de roupas, tive que restaurar, tirar a marquise, valorizar as molduras do meu prédio, restaurar, destacar o que dá essas características antigas. Acabei criando uma harmonia do antigo com o novo. Quem observar minha loja hoje, vai perceber essa harmonia dentro dos critérios pedidos pelo IPHAN”, frisou ao afirmar o retorno trazido.

“No meu caso, esse investimento está sendo bastante positivo porque o resultado eu vejo no comentário da minha clientela e das pessoas que passam em frente que gostam do que estão vendo. Estou sentindo uma maior atração de pessoas, entrada de público”, falou.

“Corumbá é uma cidade histórica e os comerciantes têm que ter consciência de que se são donos dos prédios, têm que restaurar, valorizar porque o próprio turista quando chega na cidade e vê esses prédios bem mantidos, ele leva isso como ponto positivo, o que acaba ajudando no turismo da cidade que fica mais bonita”, analisou.

Diário Online/JE

riqueza desconhecida, contentamento, comerciante, nova fachada, loja de confecções

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens